O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) dá início neste sábado, 15, ao projeto “Ensinando à Destinar”, edição 2025. Pelo quarto ano consecutivo, a entidade realiza um evento na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz do Sul, para orientar os contribuintes a destinarem, de forma legal, até 6% para os fundos municipais da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa.
Além de Santa Cruz, está confirmada a ação nos municípios de Sobradinho e Venâncio Aires, ainda no mês de março. A meta é seguir ampliando o valor destinado, que no último ano cresceu 2,6%, na comparação com o valor arrecadado em 2023. A atividade conta com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS) e da Receita Federal do Brasil.
Em entrevista ao Programa Conexão Regional na manhã desta quinta-feira, 13, a vice-presidente do Sindicontábil, Clari Schuh, falou sobre o propósito do evento. “Nosso objetivo é conscientizar e orientar as pessoas, no sentido de que elas possam destinar parte do seu imposto de renda em favor do seu município sem que seja pago algo a mais. Ou seja, ao invés de a pessoa destinar 100% do valor do imposto de renda para Brasília, ela pode destinar uma pequena parcela desse valor para contribuir com o município”, explica.
Segundo informação dita por Clari Schuh, apenas pessoas que optarem pela declaração do imposto de renda no modelo completo poderão destinar esta pequena parcela para o município. A pessoa que optar pela declaração de imposto simplificada, não poderá destinar nenhum valor. Isso é alegado por lei, de acordo com a Receita Federal, pois a maior parte das pessoas opta pela declaração simplificada.
A primeira ação da temporada do Ensinando à Destinar ocorre neste sábado, 15, a partir das 9 horas, na Praça Getúlio Vargas, na lateral da Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul. Além da equipe do Sindicontábil, são esperados membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Sul (Comdica) e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI). Durante a atividade, será distribuído material explicativo sobre a destinação.
Aumento na Destinação:
O projeto Ensinando à Destinar entra para a sua 4ª edição em Santa Cruz do Sul, comemorando um avanço, ainda que discreto, no quantitativo de recursos destinados para os conselhos municipais. De acordo com dados da Receita Federal do Brasil, em 2023, o potencial de doações destinadas ao município de Santa Cruz do Sul era de R$ 10.230.400,00 milhões. O total repassado às entidades foi de R$ 996.343,97, um total de 9,7% do potencial naquele ano.
Cronograma do Ensinando À Destinar:
15/03 – Sábado – 9 horas: Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul;
22/03 – Sábado – 9 horas: Largo do Chimarrão, em Venâncio Aires;
29/03 – Sábado – 9 horas: Praça Três de Dezembro, em Sobradinho;
05/04 – Sábado – 9 horas: Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz.
Por: Jonathan Castro