O Sindicato dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul (Sinfum) realizou, na manhã desta quarta-feira (05), seu primeiro encontro com o prefeito Sérgio Ivan Moraes. A reunião teve como principal objetivo abrir o diálogo com o chefe do Executivo e apresentar algumas demandas históricas da categoria.
Entre os temas debatidos, destacaram-se questões relacionadas à saúde dos servidores. O presidente do Sinfum, Gelso Job, ressaltou que um grande número de trabalhadores enfrenta problemas de saúde física e mental. Como solução, ele sugeriu a ampliação dos serviços prestados pelo Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Desmet). “Se o número de profissionais for ampliado, tenho convicção de que essa situação, que, muitas vezes, se agrava por falta de atenção adequada, pode ser melhor resolvida”, sugeriu. O prefeito Sérgio Moraes, que estava acompanhado dos secretários da Fazenda, Bruno Faller, do Planejamento, Vanir Ramos de Azevedo, e da Administração e Gestão, Matheus Ferreira, demonstrou simpatia pela proposta e comprometeu-se a estudar a questão.
Outras pautas que há muito tempo pertencem à agenda do funcionalismo também foram apresentadas, tais como a implantação de um plano de saúde e o volume de dos casos de assédio moral. Sobre este último ponto, os representantes sindicais foram informados acerca da intenção da atual administração de revisar os Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs), uma vez que há mais de 100 deles abertos. “Muitos desses PAD´s foram motivados por perseguição política. Isso é inadmissível e precisa ser corrigido”, enfatizou o presidente do sindicato.
A reposição salarial não foi discutida na reunião, pois o tema ainda precisará ser debatido em assembleia geral. “Vamos, aliás, convocar este encontro nos próximos dias”, adiantou Job.
Na avaliação do Sinfum, a reunião foi produtiva e abriu espaço para futuras negociações. “Fomos bem recebidos, tivemos uma conversa franca e percebemos abertura para negociar dos dois lados”, afirmou o tesoureiro do sindicato, Flavio Rodrigues da Costa, que também integrou o grupo de presentes.