Foto: Governador e prefeita visitam ponte de Alto Sinimbu. Crédito: Lauren Fernandes
Comitiva do governador veio ver de perto os estragos provocados pela enchente
Sinimbu foi uma das cidades mais afetadas da região com as fortes chuvas. Neste sábado, 25, o governador Eduardo Leite visitou o município e viu de perto os estragos causados pelas águas que invadiram as ruas e devastaram o interior no dia 30 de abril.
O governador, juntamente com o secretário da Defesa Civil, Arthur Lemos, ouviu as demandas da prefeita Sandra Backes, do coordenador da Defesa Civil do município, Adilson Meurer, e dos demais secretários.
Sandra pediu atenção especial para os pedidos de dragagem do rio, de compra de um terreno para construção de residências. A prefeita ainda disse que cerca de 80 famílias precisarão de novas moradias, solicitando a providência de helicóptero para atender Sinimbu e ações para o comércio local.
O governador salientou que espera a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin na próxima semana, assim como os novos anúncios vindos do governo federal. Segundo Leite, as medidas para o comércio devem sair logo, e se espera por juros zero e prazo de carência maior para a reconstrução também das atividades econômicas, do comércio.
Em conversa com o governador, a prefeita relembrou tudo que Sinimbu passou com as chuvas. “Vivenciamos um cenário de guerra, sem luz, sem água, sem mercado, sem farmácia”, enfatiza.
Em Sinimbu, Leite visitou o Centro Administrativo Municipal, a ponte centenária, a ponte histórica de Alto Sinimbu e também a Comunidade Evangélica.
Eduardo Leite viu de perto os estragos nas pontes. Segundo a prefeita, cerca de 20 pontes foram levadas pelas águas, e uma empresa privada assumiu as obras para reconstrução da ponte centenária. “As pessoas entraram em campo, a cidade já está mais limpa, claro que ainda tem muita coisa para fazer, mas tenho certeza que em mais em algumas semanas as coisas vão estar melhor e a vida vai voltar ao normal”, salienta.
O governador ainda se colocou à disposição do município para ajuda. “Sinimbu vai se reerguer e nós vamos estar ao seu lado”, frisa.
Depois de passar dos 4,30m na noite dessa sexta, o nível das águas do equipe voltou a cair ao longo da madrugada de sábado. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a régua da Secretaria do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) marcava 4,15m nesta manhã. Segundo previsão da Metsul, a chuve deve dar uma trégua neste sábado, mas o frio se intensificará no Rio […]
Comentários da publicação (0)