O Papa Francisco nomeou nesta quarta-freira, 19, o Monsenhor Itacir Brassiani como o novo Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Natural de Soledade e atuando em Passo Fundo, é atualmente Superior Provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família. Ele chega para substituir Dom Aloísio Alberto Dilli, que já tinha enviado a carta de renúncia ao Vaticano, ao completar 75 anos, em 2023.
Diante do anúncio, Dom Aloísio concedeu entrevista coletiva na manha desta quarta-feira, 19, no Bispado de Santa Cruz do Sul, quando disse que recebeu o nome de nomeação de seu sucessor padre Itacir Brassiani com muita alegria e esperança. “Eu sou muito grato de ter recebido a resposta desta colocação que é feita pela igreja. Nós acreditamos que diante da oração, que o povo de Deus da Diocese faz ao Espírito Santo para que nos indique um candidato, através de todo esse processo que acontece dentro da igreja. Para que seja a pessoa mais certa, a pessoa que a Diocese precisa para este momento de sua história”, salienta.
O bispo Dom Aloísio também explicou o processo de renúncia, que é feita através de um pedido enviado ao Papa. “Todo bispo que chega aos 75 anos, apresenta ao papa uma espécie de pedido informando a sua idade e indicando o momento de pensar na nomeação de um novo bispo”, relata.
De acordo com o bispo Dom Aloísio, a posse do novo bispo de Santa Cruz deve ocorrer em uma cerimônia na Catedral São João Batista. A data deve ser escolhida a partir da próxima semana. Seu sucessor vem a Santa Cruz do Sul na próxima quarta-feira, quando irá participar de reuniões com o clero.
Por: Kássia Machado
Comentários da publicação (0)