A Emater/RS-Ascar participa anualmente da maior feira brasileira voltada para a agricultura familiar, a Expoagro Afubra. Em 2025, vai ocorrer de 25 a 28 de março, e a temática de trabalho já está definida: os 70 anos da Ascar e a sustentabilidade.
Foi para avaliar a edição ocorrida neste ano e planejar a próxima, que na manhã da terça-feira (16/07) ocorreu uma reunião na Casa da Emater, localizada no parque de exposições da feira em Rio Pardo. Participaram o coordenador do espaço, Matias Streck, o coordenador de vendas e estandes da Expoagro, Alexandre Gottems, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Helena da Silva Souza, a gerente adjunta, Adrieli Gerevini e extensionistas rurais das regiões do Vale do Rio Pardo e do Alto da Serra do Botucaraí.
Num primeiro momento, foi realizada uma análise da 22ª edição, realizada de 19 a 22 de março deste ano. Cada um dos extensionistas coordenadores e representantes das 20 parcelas (áreas temáticas que a Emater/RS-Ascar apresenta na Expoagro Afubra) contribuíram com a avaliação e apontaram sugestões para a próxima.
Logo após uma rodada de contribuições individuais, ficou definido que dois eixos serão trabalhados na 23ª edição da Expoagro: os 70 anos da presença da Ascar no Rio Grande do Sul, que ocorrerá em 02 de junho de 2025 e a sustentabilidade em torno da agricultura familiar gaúcha.
A frase temática ainda não está definida, mas deve ser apresentada nos próximos dias, comenta Streck, ao dizer que a Expoagro é caracterizada como uma vitrine para a exposição do trabalho realizado com produtores rurais e agricultores familiares cotidianamente. “Vale lembrar que o espaço da Emater/RS-Ascar é um dos mais visitados durante o evento por conta da variedade dos produtos e atividades apresentadas”, ressalta.
Pelo menos 100 profissionais da Emater se envolvem com a organização, caracterizando a importância do evento para a entidade. “O parque onde a feira acontece não é usado pela Emater/RS-Ascar só nos quatro dias em que acontecem a feira, é usado durante o ano todo para desenvolver atividades e oficinas ligadas à instituição, funcionando como um centro de referência de conhecimento para os produtores rurais”, diz Streck.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) manterá em julho a antecipação do pagamento de benefícios no Rio Grande do Sul. Aposentadorias, pensões e demais auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão depositados no próximo dia 25. Os pagamentos serão integrais. Os demais aposentados e pensionistas no país seguirão o calendário normal. Segundo o INSS, a antecipação no Rio Grande do Sul está programada para ocorrer enquanto durar […]
Comentários da publicação (0)