Destaques

Unisc e Prefeitura de Santa Cruz querem fortalecer estágios na Rede de Atenção Básica de Saúde

today07/04/2025 5

Fundo
share close

Entre os benefícios da integração ensino-serviço estão o aumento da capacidade de atendimentos e redução do tempo de espera 

Na última sexta-feira, 5, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim e docentes da área da saúde receberam o prefeito municipal, Sérgio Moraes, o secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, e a secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, para uma reunião de alinhamento que visa fortalecer a integração ensino-serviço do Curso de Enfermagem, na rede de atenção básica de saúde do município.

Na oportunidade, a coordenadora do Curso de Enfermagem da Unisc, professora Luciane Maria Schimidt Alves, apresentou os números de procedimentos realizados por estudantes de enfermagem nas unidades básicas de saúde, que atuam com a supervisão de profissionais enfermeiros. Em 2024, foram mais de 30 mil procedimentos realizados, demonstrando o impacto significativo da integração entre a Universidade e a saúde pública do município. Além dos números, a coordenadora reforçou a qualidade na formação profissional do estudante que realiza estágio supervisionado na rede básica de saúde, pois esse graduando já está em fase final de curso e atua como parceiro das equipes de trabalho.

Para a coordenadora do Serviço Integrado de Saúde (SIS), professora Vera da Costa Somavilla, além de promover a formação completa aos graduandos, a articulação ensino e atenção básica é uma premissa prevista na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), do Ministério da Saúde. Para o professor e coordenador do Núcleo de Prática em Saúde da Unisc, Camilo Darsie de Souza, essa política é de extrema importância, pois prevê sobre a responsabilidade dos serviços e servidores públicos da saúde nos processos de formação de graduandos. Essa orientação está presente em normativas do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente nos contextos da Educação Permanente em Saúde e da integração entre ensino, serviço e comunidade.

Além do Curso de Enfermagem, outros cursos da Universidade possuem forte atuação na rede pública de saúde, como Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, compondo uma rede multidisciplinar e garantindo diversos benefícios para o serviço público. Entre os benefícios estão ampliação da força de trabalho, o aumento da capacidade de atendimento sem custos adicionais permanentes, a atualização constante dos profissionais, o acesso a conhecimentos científicos recentes e novas práticas, a capacitação contínua onde servidores aprimoram habilidades ao supervisionar estudantes e a satisfação da comunidade, que tem como resultado a melhoria nos indicadores de saúde e especialmente a redução do tempo de espera para atendimentos.

Após a apresentação dos resultados, um grupo de trabalho via Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) foi estabelecido para fortalecer a educação em saúde no município e alinhar as estratégias da integração ensino-serviço.

Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz

Rate it