A Unisc se prepara para iniciar o ano letivo 2025 após o carnaval. O volta às aulas na instituição ocorre no dia 5 de março, tanto na graduação presencial quanto na modalidade EAD. Na manhã desta terça-feira, dia 18, a pró-reitora acadêmica da Universidade, professora Chana de Medeiros da Silva, concedeu entrevista ao programa Conexão Regional, com Josemar Santos,quando deu mais detalhes sobre o retorno. Na oportunidade, também anunciou abertura de um novo edital para o programa Professor do Amanhã, a partir desta terça-feira, no site da Unisc.
Conforme a Pró-Reitora, o programa do Governo do Estado oferece bolsa integral e ajuda de custo para aprovados em determinadas licenciaturas na modalidade presencial. Ao todo, ainda conforme Chana, serão 47 bolsas para os cursos de licenciatura em Geografia, História, Letras, Português e Matemática. Para concorrer, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter sido aprovado no vestibular e ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também é possível participar sendo professor efetivo da rede pública estadual há três anos ou mais e não ser portador de diploma de graduação.
A professora Chana ainda explicou que esta é a segunda vez que a Unisc o oferece esse programa. “É uma iniciativa muito bacana do Governo do Estado, haja vista a diminuição da procura para esta área que é tão importante no âmbito do ensino”, salienta.
Em relação ao volta às aulas, Chana mencionou a escolha da data do dia 5 de março.”Geralmente iniciávamos as aulas antes do Carnaval, mas optamos por fazer diferente desta vez. Na semana que vem, teremos nossa formação docente, que é um momento importante de palestras e reflexões com nossos docentes, precisamos nos capacitar o máximo possível, como professores para as constantes mudanças que vêm ocorrendo”, entatizou.
Sobre o número de alnos, a pró-reitora Acadêmica da Unisc avalia como positiva a procura por matrículas na instituição até o presente momento.”Estamos muito otimistas, tivemos nosso maior vestibular da história no ano passado e ainda estamos com inscrições abertas. Já temos mais de 900 matrículas até o momento, nossa meta era mais de mil, e estamos chegando lá”, considera .
Por: Henrique Bauer