A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue com a vacinação contra a dengue. A procura pela vacina está abaixo do esperado. Em torno de 30 dias, desde que o município recebeu o quantitativo de 873 doses, apenas 150 imunizantes foram realizados. O público-alvo a ser vacinado é crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O objetivo do imunizante é reduzir as complicações e internações ligadas à doença.
O público estimado para ser imunizado é de 5.945 mil crianças e adolescentes na faixa etária indicada em Venâncio Aires. A vacinação ocorre na Sala de Vacinas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e aos sábados das 8h às 12h.
O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas. Conforme a coordenadora do Setor de Imunizações, Janete de Souza, após a aplicação da vacina contra a dengue a orientação é para a criança ou o adolescente ficar 15 minutos em observação após o recebimento da dose. Quem tem histórico de reações alérgicas graves terá que aguardar 30 minutos até a liberação.
Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue. Vale destacar que, para quem contraiu dengue poderá tomar a vacina, mas é necessário aguardar seis meses a partir do diagnóstico para iniciar o ciclo de imunização. As crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, munidos de documento com foto, caderneta de vacinação e cartão do SUS.
Conforme boletim atualizado nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), Venâncio Aires tem 2.262 casos confirmados e duas mortes pela doença em 2024.
O Badesul Desenvolvimento, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul, concedeu financiamento de R$ 2,9 milhões para o município de Mato Leitão, localizado no Vale do Rio Pardo. O valor é destinado para a construção do Centro Administrativo Municipal, espaço que abrigará o escritório municipal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e as secretarias de Educação, Cultura e Desporto […]
Comentários da publicação (0)