Em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, evento de interiorização será organizado pela Aturvarp; data ainda deverá ser definida, no entanto, o mês de fevereiro foi o escolhido para promover o encontro
A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, realiza em 2025, um evento estadual sobre turismo no Vale do Rio Pardo. A iniciativa foi confirmada em Porto Alegre, no gabinete do secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, em agenda institucional da entidade. O objetivo é promover o debate sobre a estruturação turística nas regiões, descentralizando as ações da pasta em regiões do interior do estado.
Segundo o vice-presidente da Aturvarp, Flávio Wunderlich (Guto), a intenção é criar um movimento regional, reforçando a presença do governo do Estado no Vale do Rio Pardo, ampliando a sinergia entre todos os interlocutores do turismo. “Nossa meta é convidar prefeitos que estarão iniciando seu mandato, secretários e diretores das pastas de turismo, para que todos juntos, com empreendedores e investidores da área, possamos debater e apresentar ações e propostas para uma retomada deste segmento que é tão importante”, defende o vice-presidente.
Sem questionar, o titular da pasta estadual, Ronaldo Santini, confirmou a agenda, ressaltando que o evento é importante para o governo que tem o objetivo de promover a descentralização das ações junto às regiões do interior gaúcho. “O objetivo da secretaria é promover estes encontros regionais, para além de fomentar o debate sobre o turismo, ouvir as demandas e conhecer quem são os agentes e atores envolvidos na operação. Podemos confirmar sim, para o mês de fevereiro do ano que vem este encontro em Santa Cruz do Sul”, destaca Santini. A data, no entanto, será definida em assembleia da Aturvarp, no próximo mês de janeiro.
O presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt agradeceu a acolhida ao pedido e entregou ao secretário Santini o projeto “Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência”, desenvolvido a partir da parceria da Aturvarp com o Sicredi e Sebrae, ainda no ano passado. “Criamos toda uma campanha com veiculação de materiais gráficos e ações digitais para promover o turismo regional, por meio do selo criado pela Associação. No entanto, como trata-se de uma ação em massa, com foco de atingir todo o país, é necessário um aporte maior de recursos para financiar este projeto”, defendeu o presidente. Além da confirmação do evento, a pasta do Turismo do RS irá analisar a viabilidade de parceria na realização da realização do projeto vinculado ao selo turístico regional.
Deputado Edivilson Brum irá incluir emenda:
Seguindo a agenda na Capital Gaúcha, a direção da Aturvarp também esteve reunida com o deputado Estadual Edivilson Brum (MDB), na Assembleia Legislativa. O parlamentar também recebeu uma cópia do projeto “Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência”, com as fases e ações para execução da proposta de promoção do turismo regional. “O orçamento do projeto sugere um aporte de R$ 370 mil, mas este projeto pode ser executado em etapas, ou até mesmo, com diferentes formas de financiamento. O que buscamos é uma parceria com o poder Legislativo do Estado, para dar muito mais relevância ao nosso segmento”, defende o presidente, Djalmar Ernani Marquardt.
Atento à solicitação, o deputado Edivilson irá estudar uma forma para incluir parte do financiamento ao projeto em suas emendas parlamentares. “Já passamos do período de inclusão de propostas no orçamento, e entendemos que esta ação precisa ocorrer já no próximo ano. Vamos buscar apoio da Casa Civil, para ver de que forma conseguimos viabilizar esta operação”, confirma Brum.
Dois dos mais badalados destinos dos gaúchos durante o verão estão entre os melhores do Brasil, segundo o Ministério do Turismo. Levantamento feito pela pasta e divulgado nesta quinta-feira reafirmou a posição de Torres e traz como novidade a praia de Capão da Canoa. Os dois balneários do litoral Norte do Rio Grande do Sul receberam a Classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização atende a critérios como […]