Com o início das aulas cada vez mais próximo, na manhã desta segunda-feira, 03, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz recebeu a diretora da Escola Ernesto Alves de Oliveira, Janaína Venzon, para fazer uma projeção em relação ao ano letivo de 2025 no educandário.
Na oportunidade, enfatizou os primeiros passos a serem dados antes do início das aulas, marcado para a próxima segunda-feira, 10. “Amanhã estaremos recebendo os professores na Jornada Pedagógica, onde iremos passar todas as orientações do Governo do Estado, mudanças envolvendo a matriz curricular, dentre outros desafios para que possamos, juntos, cumprir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (IDEB), que são de extrema importância para o desenvolvimento da escola”, explica.
Janaina destacou o trabalho em equipe e a união das famílias com a escola como pontos cruciais para o bom desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar. “Eu prezo muito pelo trabalho em equipe. Precisamos de muita organização e foco para que possamos atingir o melhor resultado, pois sabemos do compromisso que temos com a educação. O Ernesto Alves se destaca em proporcionar oportunidades de aperfeiçoamento aos estudantes. Um grande exemplo é o nosso projeto Ernestão, onde conseguimos, através dele, oferecer uma união e interação entre os alunos e as famílias, não só de forma esportiva, mas também de forma cultural e pedagógica. Então, é muito importante associar a família com a escola, é mais um ponto positivo para alcançarmos os nosso objetivos”, enfatiza.
Ela frisou a procura intensa por vagas, o que, por vezes, indica uma necessidade emergencial de se pensar em uma estrutura maior e mais adequada num futuro breve.”Estou muito feliz pelo alto número de procura dos pais que buscam matricular os seus filhos no Ernesto Alves, porém, ao mesmo tempo fico triste, porque não consigo acolher a todos por falta de espaço físico. Este ano a nossa escola vai solicitar ao Governo do Estado uma ampliação da estrutura, para que, com mais salas, possamos dar a alegria para as famílias que querem seus filhos matriculados no Ernesto. Vamos entrar neste ano letivo com 35 alunos por turma, isso é um número muito alto, tendo em vista o tamanho das salas de aula que temos disponíveis”, afirma.
A diretora aproveitou a oportunidade para divulgar os expressivos números que ilustram a procura massiva por vagas na escola, além de citar uma possível solução para o aumento da quantidade de vagas disponíveis. “Para se ter uma noção, tínhamos 50 vagas para o 1° ano do Ensino Fundamental, 25 para manhã e 25 para a tarde. No total, tivemos 340 solicitações por essas vagas. Já no 1° ano do Ensino Médio, tínhamos 120 vagas e um total de 483 solicitações. E para tentarmos atender essa demanda, avaliamos desativar um dos laboratórios de informática para abrirmos mais 70 vagas. Encaminhamos esse ofício para Coordenadoria Regional de Educação, porém, até esse momento ainda não recebemos uma resposta positiva”, complementa.
Ela ainda elencou algumas das metas da escola para este ano letivo. “Atualmente, contamos com aproximadamente 1.200 estudantes e será um ano de 2025 com muitos desafios. A nossa meta é focar na aprendizagem, na frequência dos alunos e, para que isso seja alcançado, contamos também com a união das famílias com a escola, para que possamos ter um resultado positivo no final do ano”, conclui.
Por: Jonathan Castro