O inverno teve início, oficialmente, na última quinta-feira, 20, mas o fim de semana de calor fez com que as temperaturas mais baixas começassem a ser sentidas, de fato, somente nesta segunda-feira, 24. E as edições do Varal Solidário promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul neste começo de semana contaram com grande adesão do público, à procura, principalmente, de agasalhos para enfrentar este frio.
O projeto, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, consiste na distribuição de roupas e calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na zona sul da cidade, nem a garoa gelada impediu que mais de 100 pessoas fossem até a sede da Associação de Moradores Polo Comunitário Menino Deus em busca dos agasalhos nesta manhã. Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, cada morador tem levado para casa cerca de 30 peças de vestuário, dos mais variados tipos. “Consegui bastante coisa para mim e para meus filhos”, comemorou Maria Selma Terra.
No loteamento Santa Maria, uma tenda foi montada na última rua para melhor acomodar os cidadãos. A pequena Kemelin Yasmin da Silva, aos quatro anos, já ajudou na escolha dos itens para ela e os irmãos de 13 e oito anos, e voltou para casa com um sorriso largo no rosto, feliz pelas três sacolas de roupinhas e calçados novos. “Deu pra pegar bastante coisa boa mesmo”, disse a mãe Claudete Gaspari.
No último sábado, 22, outra edição foi feita na sede do Futebol Clube Boca Juniors, no Bairro Santa Vitória, e possibilitou que a dona de casa Marisete dos Santos, com o filho Kalebe, conseguisse encher os armários para bem receber o inverno. “Escolhi mantas e cobertores para toda a família”, relatou.
A prefeita Helena Hermany, que vem acompanhando de perto todas as edições, faz questão de comparecer nos locais, conversar com o pessoal e ajudar na seleção dos itens, procurando principalmente os casacos de lã para disponibilizar aos moradores. “Que bom que estamos conseguindo chegar nas comunidades a tempo de preparar as famílias para a chegada do frio, que promete ser rigoroso nos próximos dias”, analisou Helena.
O projeto, que neste ano começou em 28 de maio, já atendeu cerca de 2,6 mil pessoas, com mais de 40 mil peças entregues. Até agora, 25 edições já foram realizadas, em diversos bairros e localidades do interior. Abaixo, o cronograma desta semana:
Terça-feira | 25/06
9h às 11h30 – Cerro Alegre Baixo – Local: Emef Vidal de Negreiros
13h30 às 15h30 – São José da Reserva – Local: Emef Emanuel
Quarta-feira | 26/06
9h às 11h30 – Bairro Várzea – Local: Emef Guido Herberts
13h30 às 15h30 – Navegantes – Local: Comunidade Santa Maria Goretti
Quinta-feira | 27/06
Manhã e tarde – Bairros Independência, Santo Inácio, Avenida, Universitário, Centro e Goiás – Local: Cras Central, junto ao Ginásio Poliesportivo
Sexta-feira | 28/06
13h30 às 15h30 – Linha Nova – Local: Emef Félix Hoppe
O governador Eduardo Leite apresentou, nesta segunda-feira (24), o Seminário Plano Rio Grande, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com o propósito de traçar um panorama das ações que estão em curso, Leite apresentou um diagnóstico sobre o impacto econômico das enchentes e anunciou oito novas medidas em apoio a empreendedores afetados. De acordo com as análises, o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro que historicamente […]
Comentários da publicação (0)