Os resultados dos últimos exames de sangue do papa Francisco mostram “uma leve melhora”, de acordo com informações do Vaticano nesta quarta-feira, 19. Ele está internado com pneumonia nos dois pulmões.
O pontífice de 88 anos está em tratamento no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado no dia 14 de fevereiro após vários dias com dificuldades respiratórias.
Mais cedo, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, já havia dado boas notícias ao contar que o encontrou alerta e responsivo ao visitá-lo no hospital nesta quarta.
Em uma declaração à imprensa, a premiê italiana acalmou o coração dos fiéis ao contar que o papa mantém seu bom humor: “Brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”.
O boletim médico liberado pelo Vaticano na manhã desta quarta diz que Francisco passou uma noite tranquila e tomou café da manhã ao acordar.
De acordo com uma fonte ouvida pela agência de notícias AFP, ele respira sem a ajuda de aparelhos, mas o hospital não descarta o uso de respiração mecânica, e consegue levantar e sentar em uma poltrona. “O papa respira sozinho. Seu coração resiste muito bem”.