Na manhã desta terça-feira, 25, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz recebeu o atleta de Jiu-Jitsu, Valentino Costa, de 13 anos, acompanhado do seu pai, Daitson Costa, professor de Jiu-Jitsu, para falar sobre a trajetória do garoto que está angariando recursos para poder participar de competições na modalidade em âmbito estadual, nacional e até mesmo mundial.
Na oportunidade, Daitson Costa contou um pouco sobre a sua trajetória gloriosa na modalidade, mas se diz focado agora em ajudar o seu filho que está iniciando a carreira e tem tudo para ser um grande prodígio no Jiu-Jitsu . “Eu pratico a arte desde 2012, e atualmente sou faixa preta no Jiu-Jitsu e sou um dos professores da equipe. Ainda sou um atleta, participo de inúmeras competições, inclusive fui campeão Gaúcho e da Copa Américas em 2024, porém, estou tentando dar uma pausa nas minhas competições para conseguir auxiliar o meu filho na carreira dele, pois a minha praticamente já deu o que tinha que dar. Agora chegou a vez dele de brilhar, vejo que ele é uma grande promessa mesmo em tão pouco tempo praticando o esporte”, afirma.
Daitson destaca principalmente a mentalidade forte do garoto, que mesmo muito novo e com pouco tempo praticando a modalidade se mostra extremamente focado em ter sucesso na sua carreira. “Um dos diferenciais que vejo nele é a questão mental. É um garoto com a cabeça muito boa mesmo com a pouca idade, além de claro ser bastante focado nos seus objetivos. Para parâmetros de comparação, meninos da idade dele treinam em média 3 vezes por semana, já ele treina 3 vezes ao dia e ainda pratica musculação à noite para fortalecimento muscular. E nada disso é forçado, ele recebe sim todo o apoio familiar meu e da mãe dele, mas ele faz o que faz porque gosta, o Jiu-Jitsu apareceu na vida dele de forma natural e isso de certa forma facilita na rotina”, destaca.
Quanto à parte financeira, o pai do garoto explica que não é barato participar das competições, mas está muito orgulhoso de todo o esforço do filho que vem conseguindo custear as suas viagens praticamente sozinho, além de conseguir conciliar tudo isso com as demais tarefas do dia a dia. “Infelizmente é um esporte que não é barato para se participar de competições. Temos pouco apoio do poder público ou privado, e hoje ele se banca praticamente sozinho com as vendas de paçoquinhas e afins. Mesmo assim, ele não deixa de fazer as suas demais tarefas, sejam elas dentro de casa, na escola, ou nos treinamentos. Isso é um orgulho gigantesco para nós, pois ele hoje é um exemplo tanto dentro do tatame quanto fora do tatame”, frisa.
Sobre as competições, o pai diz que atualmente Valentino participa apenas de competições estaduais, mas pretende em breve participar de competições fora do estado do RS. “As competições que ele tem atuado atualmente são a nível estadual, mas estamos querendo ampliar esse horizonte. Se tratando de nível nacional por exemplo os custos são bem mais altos, pois a competição é disputada em São Paulo. E além dos custos da viagem dele para competir em algo fora do estado, alguém teria que ir junto, no caso eu como pai e treinador que acompanho ele nas viagens também gastaria, ou seja custo dobrado”, considera.
Já Valentino disse que tem muita clara na mente a ideia de prosseguir na carreira de atleta. “Se eu não chegar a ser atleta de alto nível, vou ser professor igual ao meu pai. Quero seguir no Jiu-Jitsu, estou focado nisso”, revelou.
Para as pessoas que queiram ajudar o jovem Valentino Costa a seguir lutando pelos seus sonhos no esporte, acessem o perfil do Instagram dele ou também podem ajudar com qualquer valor em dinheiro através do PIX do atleta.
Insta: @valentinocosta.bjj
Chave Pix: 05944354046
Por: Jonathan Castro