Na tarde desta sexta-feira (28), foi realizada a entrega oficial do Centro Transitório Animal. O CT Animal, que já opera há pelo menos um ano, está localizado na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, no interior do município e tem como objetivo servir como abrigo provisório para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças e a espera por adoção.
O local também oferece suporte para cadelas sem lar que estão grávidas ou cuidando de filhotes. Após a recuperação, os animais serão encaminhados para adoção responsável. A assessora da Semma, Alessandra Ludwig, destacou em sua fala a necessidade da comunidade se desconectar com a ideia dos canis tradicionais, pois eles não existem mais. “Este é um espaço de acolhimento temporário para os cães comunitários que necessitam de cuidados, que precisam de reabilitação. Não vamos aceitar animais com tutores”, enfatiza.
A infraestrutura do CT conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório. A capacidade do centro é de cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres até serem transferidos para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Para o prefeito Jarbas da Rosa, esta inauguração representa uma evolução de uma sociedade preocupada com a causa animal. “Nós apostamos na nossa equipe, é um orgulho saber que temos pessoas e amam os animais”. A secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, também comemora esta evolução. “Hoje a gente fecha o ciclo, porque temos o atendimento, a parte de castrações, continuamos fazendo as fiscalizações, mas agora a gente tem para onde levar estes animais. Então, para mim hoje é um dia de relembrar, de lembrar tudo isso e de agradecer por essa evolução”, finaliza Gomes.
A obra foi realizada a partir de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB) no valor de R$ 378,4 mil e posteriormente, com o repasse de R$250 mil do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos).
Seis novas equipes integraram-se nesta semana ao trabalho de mapeamento que vem sendo realizado nas áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ação tem como foco subsidiar os planos de trabalho necessários para os processos de restabelecimento e reconstrução, como a edificação de unidades habitacionais, em uma ação coordenada pela Defesa Civil do Estado e pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), no âmbito do Escritório de […]
Comentários da publicação (0)