O vereador Rodrigo Rabuske (PL) teve aprovado projeto de lei que determina a disponibilização de meios para realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede saúde que atendam através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Santa Cruz do Sul.
Ela será facultativa, individual e realizada por meio de autoatendimento, podendo ser disponibilizada através da instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet ou através de plataforma digital para celular, disponibilizados nas saídas das salas de espera, na recepção ou no saguão de entrada do estabelecimento de saúde. “A pesquisa tem o objetivo de coletar informação acerca do grau de satisfação do usuário quanto ao atendimento prestado, imediatamente após sua conclusão, ou, ainda, de registrar desistência com relação ao atendimento, caso ocorra”, observa Rodrigo Rabuske.
A pesquisa de satisfação deverá coletar informações como o horário e a data do início do atendimento, se foi realizada triagem do usuário, caso em que deverá ser informado o horário aproximado do atendimento na triagem; e o grau de satisfação do usuário em relação à equipe de triagem em uma escala de um, referente a péssimo, a cinco referente a ótimo. Também se ocorreu atendimento do usuário por profissional médico, caso em que será informado o horário aproximado do atendimento; e o grau de satisfação do usuário em relação ao profissional médico. O grau de satisfação do usuário em relação ao estabelecimento de saúde em que está ocorrendo o atendimento, de forma geral.
Os dados obtidos por meio das pesquisas de satisfação devem ser automaticamente e imediatamente transferidos via equipamento eletrônico, por meio digital, através da internet, e armazenados em servidor, de modo a permitir o acompanhamento dos índices de satisfação, em tempo real, pelas secretarias e pelas comissões competentes.
Satisfação
Rodrigo justifica o projeto ao relatar que os serviços de saúde representam uma grande parcela da demanda da população pelos serviços públicos, principalmente em âmbito municipal. “É de suma importância que se tenha um bom conhecimento acerca da satisfação dos pagadores de impostos em relação aos serviços que recebem diariamente nas unidades de saúde públicas municipais. Estas pesquisas podem ser boa fonte de informações para tomada de ações, realização de programas e busca de soluções locais e sistêmicas”.
Rabuske ressalta que observado o alto impacto da ação ante seu baixo custo para execução, a medida oferecerá a possibilidade de acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades de saúde municipais. “Garante aos santa-cruzenses a escuta e possibilidade de registro da satisfação nos atendimentos, ato de extrema importância para visualização e elucidação das carências e necessidades de alteração em nossos sistemas de saúde, promovendo uma construção colaborativa e democrática”, completa.
A esperança de um mundo melhor está surgindo em mais uma das muitas iniciativas protagonizadas pela Emef Vidal de Negreiros, em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz do Sul. A escola, que já é uma referência em ações voltadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, agora abriga a recém-criada Cooperativa Sementes da Vida, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e do Sicredi Vale do Rio Pardo. […]