Diversas ruas de Santa Cruz do Sul vêm sofrendo com o problema dos furtos de tampas de ferro, ralos e grelhas de bueiros, fato que causa grande risco a integridade física de pedestres, usuários de calçadas e vias do município, além de representar prejuízo aos cofres públicos.
Nesse sentido o Vereador Professor Cleber (União Brasil) está protocolando requerimento no qual solicita informações ao Poder Público Municipal e ao comando da Guarda Civil, no qual questiona se existe por parte dos órgãos competentes algum tipo de fiscalização aos depósitos de reciclagem ou ferro-velho. “Quando ocorre um furto desse tipo, no seu lugar fica um buraco, causando quedes ou acidentes. Percebo que esse crime tem se tornado freqüente em Santa Cruz, representando também despesa para a Prefeitura e em conseqüência a todos os munícipes”, comentou o Professor Cleber.
De acordo com o parlamentar os materiais furtados, em geral, têm como destino a comercialização em depósitos ou compradores de sucatas. “Esses criminosos que subtraem diuturnamente bens públicos ou privados em nossa cidade, colaboram para a diminuição da segurança das pessoas e estragam a imagem daqueles recicladores ou donos de ferro velho que trabalham de forma lícita, transparente e idônea, tanto na coleta de recicláveis ou mesmo em sua comercialização”, explica Cleber.
Na opinião do vereador torna-se imprescindível uma tomada de atitude dos gestores públicos, com a finalidade de apurar tais condutas criminosas. “Acredito ser de extrema valia operações de fiscalização em locais que eventualmente possam estar processando ou comercializando esses materiais”, disse o Professor Cleber.
Ele aponta como sugestão o uso de tampas construídas utilizando o concreto ou outro material adequado, que seja durável e resistente.