Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul, nesta segunda-feira, dia 24, o vereador Alberto João Heck (PT) teve aprovado os oito expedientes que encaminhou. Três destas proposições visam colaborar para melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente de nosso Município, uma preocupação constante do parlamentar. A indicação ao Poder Executivo que declare por força de lei específica o Túnel Verde no centro da cidade como Patrimônio Ambiental, Paisagístico e Turístico de Santa Cruz do Sul tem o objetivo de consolidar a proteção dessa área, incentivando ações contínuas de preservação, qualificação e segurança.
A oficialização do Túnel Verde ao longo da Rua Marechal Floriano como Patrimônio Ambiental, Paisagístico e Turístico de Santa Cruz do Sul representa um passo fundamental para o reconhecimento e a preservação de um dos principais cartões-postais do município, conforme Alberto Heck. As tipuanas ali plantadas há décadas formam uma alameda que não apenas embeleza o centro da cidade, mas também proporciona bem-estar aos munícipes, funcionando como um verdadeiro “ar-condicionado” natural e contribuindo para a qualidade do ar, o conforto térmico e a biodiversidade urbana. Além disso, o Túnel Verde atrai visitantes, fortalecendo o turismo local e projetando Santa Cruz do Sul como uma cidade verde e acolhedora, acrescentou.
Câmara Vai Fazer Audiência Pública Sobre Túnel Verde :
O vereador petista também requereu a realização de uma Audiência Pública, sobre o Túnel Verde e a Arborização Urbana em Santa Cruz do Sul, a ocorrer no plenário da Câmara Municipal. Considerando a situação controversa e preocupante das podas drásticas e da possível remoção de tipuanas no Túnel Verde da Rua Marechal Floriano, torna-se essencial ampliar o debate público sobre a preservação desse patrimônio ambiental, paisagístico e turístico de Santa Cruz, salientou Heck. Além de ser uma das principais marcas urbanas da cidade, o Túnel Verde contribui para o bem-estar da população, amenizando as altas temperaturas e embelezando a região central. Sua copa densa age como um verdadeiro “ar-condicionado” natural, proporcionando sombra e conforto térmico, além de abrigar diversas espécies de aves e outros animais silvestres, reforçando o papel ecológico dessa alameda, completou.
Indicação de Protocolo Municipal para Calor Extremo:
Alberto Heck indicou, ainda, que o Poder Executivo desenvolva um Protocolo Municipal para Calor Extremo em Santa Cruz, estabelecendo diretrizes e ações locais para amenizar os efeitos nocivos das altas temperaturas e demais condições atmosféricas que impactam a população durante períodos de intensa sensação térmica. “Propomos que a administração municipal elabore e implemente um protocolo que, entre outras medidas, defina níveis de alerta para calor e sensação térmica, vinculando a cada um deles ações preventivas e emergenciais para proteger a população”, ressaltou. Isso inclui a emissão de alertas – como já ocorre com chuvas e tempestades –, bem como a adoção de medidas concretas, desde campanhas de conscientização até a suspensão temporária de atividades em educandários municipais e outros espaços, quando necessário, apontou.
Manutenção da Ponte Sobre o Arroio Castelhano:
Além disso, Alberto Heck está preocupado com a ponte sobre o Arroio Castelhano, alvo de duas indicações. Uma pede ao Executivo Municipal que seja realizada uma avaliação técnica das condições gerais da ponte sobre o Arroio Castelhano, na localidade de Linha Saraiva. A indicação busca assegurar a manutenção e segurança da ponte que desempenha papel estratégico na ligação entre Santa Cruz do Sul e o município de Venâncio Aires, conforme o vereador. Trata-se de uma estrutura de uso intensivo, fundamental para o deslocamento diário da população local, além de viabilizar o escoamento da produção agrícola e outras atividades econômicas da região, assinalou. A outra indicação pede que a Prefeitura providencie a reconstrução dos guarda-corpos (proteção lateral) da ponte sobre o Arroio Castelhano, em Linha Saraiva, bem como a recuperação das demais condições de trafegabilidade e segurança da estrutura.