Foto: Priscila Mariani e Bruno Deprá, do Centro Socioambiental Unisc, com integrantes da Defesa Civil. Crédito: Divulgação
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem atuado em várias frentes no sentido de ajudar a comunidade tanto na parte de doações, como apoio em saúde, geoprocessamento, e várias outras ações humanitárias. Em uma delas, o Centro Socioambiental tem trabalhado na coleta de dados e assistência social às famílias no Gabinete de Crise, instalado no Memorial da Universidade.
Conforme a coordenadora do Curso de Agronomia e especialista do Centro Socioambiental da Unisc, a professora Priscila Pacheco Mariani, o trabalho consiste em fazer contato com os municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari para levantamento de demandas. “Trabalhamos diretamente com a Defesa Civil de Minas Gerais e de São Paulo que já têm um conhecimento e já enfrentaram desastres como este do Rio Grande do Sul”, explica.
Além de Priscila, auxiliam também Bruno Deprá, Rafael Becker; os estagiários Isadora Wendt e Kauã Bohrer; e Diana Filipina Anton, secretária-executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).
Como ter acesso às doações
Todos os dias, dezenas de doações, vindas de todo o país, chegam até a Unisc, que abriga o Centro Regional de Doações, no Ginásio da Instituição. O Gabinete de Crise tem reunião diariamente em que são passadas as informações dos repasses para a região, além de outros dados.
Para ter acesso aos mantimentos que estão no Centro Regional, entidades ou famílias interessadas devem fazer o pedido para a Defesa Civil do município. Esta, encaminha o pedido à Defesa Civil do Estado, responsável pelo Centro Regional, que então realiza o repasse das doações. Quem não tiver como fazer a retirada, precisa indicar no pedido o endereço de entrega para que uma logística seja montada e os itens possam ser levados ao local escolhido.
Confira a ajuda humanitária já entregue para à comunidade até 9/5
Com a tragédia climática e humanitária enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quinta-feira (9), medidas para garantir a retomada das aulas com segurança. A pasta autorizou a flexibilização do calendário das escolas nas redes de ensino atingidas e a possibilidade de aulas remotas. Nesta sexta-feira (10) deve ser homologado parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) com as novas diretrizes, que valem tanto […]
Comentários da publicação (0)