Notícias

Governo brasileiro condena ataque contra hospital infantil na Ucrânia

today09/07/2024 24

Fundo
share close

O governo brasileiro condenou o bombardeio russo que atingiu o hospital infantil Ohmatdyt, em Kiev, capital da Ucrânia. O ataque ocorreu na segunda-feira (8). Outras cidades ucranianas também foram alvo de mísseis. Mais de 30 pessoas morreram, incluindo crianças.

“O governo brasileiro reitera sua condenação a ataques em áreas densamente povoadas, especialmente quando acarretam danos a instalações hospitalares e a outras infraestruturas civis, e expressa sua solidariedade às vítimas e a seus familiares”, afirmou o Itamaraty em comunicado, sem citar a Rússia.

O Itamaraty pediu a ambas as partes do confronto que o direito internacional humanitário seja respeitado, assim como a proteção especial conferida a instalações e unidades médicas, “que devem ser respeitadas em todas as circunstâncias”.

“Até que os atores relevantes se engajem de forma genuína e eficaz em negociações de paz, o Brasil reitera o apelo para que três princípios para a desescalada da situação sejam observados: não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte”, afirmou o governo em comunicado.

O governo russo negou a autoria do ataque ao hospital e afirmou que a destruição foi causada por um sistema defeituoso de defesa aérea da Ucrânia.

Confira a nota do Itamaraty na íntegra:

“O governo brasileiro condena o bombardeio que atingiu o hospital infantil Ohmatdyt, em Kiev, que resultou em um número expressivo de vítimas fatais, incluindo crianças. O governo brasileiro reitera sua condenação a ataques em áreas densamente povoadas, especialmente quando acarretam danos a instalações hospitalares e a outras infraestruturas civis, e expressa sua solidariedade às vítimas e a seus familiares. O Brasil exorta as partes no conflito a cumprirem suas obrigações perante o direito internacional humanitário, inclusive a proteção especial conferida a instalações e unidades médicas, que devem ser respeitadas em todas as circunstâncias. O governo brasileiro continua a defender o diálogo e uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia. Até que os atores relevantes se engajem de forma genuína e eficaz em negociações de paz, o Brasil reitera o apelo para que três princípios para a desescalada da situação sejam observados: não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte.”

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Cultura promove concurso de fotografia com o tema Olhares Históricos

Para quem curte praticar a sensibilidade, e a habilidade, em capturar imagens pela cidade, preparem suas lentes, ou até mesmo a câmera do próprio telefone celular. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) abriu as inscrições para o concurso de fotografia que tem como tema Olhares Históricos, em alusão ao Dia do Patrimônio, que ocorre em 17 de agosto. O lançamento do certame ocorreu na noite dessa segunda-feira, 8, no prédio […]

today09/07/2024 48 2

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage