Destaques

Cultura promove concurso de fotografia com o tema Olhares Históricos

today09/07/2024 35

Fundo
share close

Para quem curte praticar a sensibilidade, e a habilidade, em capturar imagens pela cidade, preparem suas lentes, ou até mesmo a câmera do próprio telefone celular. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) abriu as inscrições para o concurso de fotografia que tem como tema Olhares Históricos, em alusão ao Dia do Patrimônio, que ocorre em 17 de agosto.

O lançamento do certame ocorreu na noite dessa segunda-feira, 8, no prédio em que está situado o Coworking Cultural, no Centro. A apresentação do concurso foi realizada pelos estagiários da Secult, Julia Pereira de Menezes, Alana Carvalho Gonçalvez e Luís Augusto da Silva Koppe Filho, supervisionados pela assessora de Cultura, Danielle Fogliatto.

Pelo regulamento, podem participar do concurso fotógrafos profissionais e amadores, residentes em Santa Cruz do Sul. A inscrição pode ser realizada através do link https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/concurso-fotografico Ao preencher o formulário, o candidato deve postar as imagens, e o prazo final é o dia 27 de julho.

O concurso é dividido em três temáticas: Patrimônios Históricos Municipais, Monumentos Históricos e Patrimônio Natural (veja relação abaixo), sendo que cada concorrente deve postar duas fotos, de somente um patrimônio escolhido. Outro detalhe é que as fotos podem receber tratamentos de imagem e manipulação básicas. Entre os critérios de avaliação estão a relevância ao tema, a criatividade e originalidade, e o impacto visual e emocional.

Após o término do concurso, haverá um período de avaliação, que será feita por uma equipe de oito jurados, entre os dias 1º e 7 de agosto, e 24 imagens serão selecionadas. O resultado será anunciado em 12 de agosto, e no dia 17 do mesmo mês, haverá o evento de premiação e abertura da exposição, no Coworking Cultural.

O secretário de Cultura, Dinho Barbosa, salientou a importância da iniciativa. “O Coworking Cultural foi criado para oferecer um espaço para as diferentes manifestações artísticas, seja no teatro, na dança, música, e também para exposições. E este concurso é uma oportunidade de promover um resgate histórico, uma reflexão visual e cultural da nossa cidade”, destacou.

O concurso fotográfico é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com o apoio da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz, Curso de Comunicação Social da Unisc e Santa Cruz Film Comission.

A equipe de avaliadores é composta por profissionais da fotografia e artes visuais. São Eles: Alencar da Rosa; Alexandre Borges; Antoni Fritsch;. Bruno Polidoro; Carolina Knies; Dulce Helfer; Leonardo Barreto e Luciana Flores.

Da premiação:

Os candidatos que tiverem sua foto selecionada, ganharão um troféu personalizado, além da exposição no Coworking Cultural, e uma versão impressa da imagem no tamanho A3, em papel couchê.

Dos Patrimônios:

Patrimônios Históricos:

Prédio da Prefeitura Municipal (Palacinho)
Catedral São João Batista
Casa das Artes Regina Simonis
Prédio da Biblioteca Pública Municipal
Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz

Patrimônio Natural:
Parque da Gruta

Monumentos Históricos:
Monumento ao Imigrante (Rua Marechal Floriano)
Monumento à Independência (Praça da Bandeira)

Saiba mais:

O quê: Concurso Fotográfico Olhares Históricos
Inscrições: 08/07 a 27/07
Onde: https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/concurso-fotografico
Resultado: 12/08

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Notícias

Homem morre em acidente com trator em Venâncio Aires

Um acidente envolvendo um trator foi registrado na manhã desta terça-feira, 09, em Venâncio Aires. Um homem de 74 anos acabou falecendo diante do ocorrido, em Linha Tangerinas, interior do município. A vítima estaria mexendo no veículo, fazendo manutenção, quando o mesmo se deslocou, passando sobre ele, dentro de um galpão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram até o local e confirmaram […]

today09/07/2024 279

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%