Clima

“A situação está muito preocupante”, relata prefeita Helena após fortes chuvas em Santa Cruz

today30/04/2024 193 3

Fundo
share close

Santa Cruz do Sul está vivendo um momento delicado devido às fortes chuvas que assolam a região. Desde a noite dessa segunda-feira, 29, a Prefeitura de Santa Cruz atua na remoção de famílias do bairro Várzea, um dos mais atingidos na cidade.

Em entrevista à Rádio Santa Cruz, a prefeita do munícipio, Helena Hermany, disse que o momento é de atenção. “A situação está muito preocupante, estamos retirando muitas famílias nesse momento. Inclusive, ontem, a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), passou no bairro Várzea com as sirenes ligadas para alertar a população”, salienta.

A prefeita também mostrou preocupação para com as famílias que não quiseram ser retiradas de suas casas antes que a chuva se intensificasse. “Muitas pessoas não quiseram sair, e agora o momento é crítico. A nossa maior preocupação é com as pessoas que ainda estão na água”, completa. A gestora do Executivo Municipal ainda salientou que a única maneira de retirar os ilhados é de barco, e pediu ajuda à comunidade. “Pedimos encarecidamente que aqueles que têm barcos vão até o local ajudar, não sabemos quantas famílias ainda permanecem em suas casas, e, com isso, o perigo aumenta”, relatou

Até o momento, conforme a Prefeitura de Santa Cruz, mais de dez pessoas haviam sido encaminhadas para abrigos da rede municipal – oito para a Casa de Passagem da Mulher (mulheres, crianças e idosas) e um casal para o Albergue Municipal.

Inicialmente, a Defesa Civil havia montado um ponto de atendimento na Emef Guido Herberts, no bairro Várzea. Mas, como a água atingiu o local, a operação foi transferida para o Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest, que passará a acolher os próximos desabrigados. Devido ao grande número de pessoas atendidas, o Pavilhão 3 também está sendo adaptado para receber as famílias.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), José Joaquim Dias Barbosa, estima que em torno de 600 casas do bairro Várzea já foram atingidas. “Santa Cruz do Sul se encaminha para ter a maior enchente de sua história nos últimos tempos”, afirma.

AJUDA
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, disse que doações de roupas de cama e produtos de higiene são bem-vindas. Os itens podem ser deixados no Pavilhão 2, no Parque da Oktoberfest.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Clima

Expocande transfere abertura devido às fortes chuvas

Na manhã desta terça-feira, 30, a Comissão Organizadora da Expocande 2024 emitiu uma nota de esclarecimento informando a transferência da abertura do evento que ocorreria nesta terça-feira, 30, para quinta-feira, 2. O motivo é às fortes chuvas que assolam a região. Confira a manifestação na íntegra: Considerando as fortes chuvas que castigam o município de Candelária e toda a região, causando expressivos estragos e transtornos à comunidade; Considerando a realização […]

today30/04/2024 67

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%