Destaques

Alunos da Escola Ernesto Alves recebem vacina para prevenção de câncer de colo de útero

today05/07/2024 26

Fundo
share close

Parceria entre Prefeitura e Associação deve expandir iniciativa para mais educandários

Chegou em sua etapa final, nesta sexta-feira, 5, um projeto-piloto encabeçado pela Associação de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (Apcolu) para conscientizar a respeito da importância da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes. A iniciativa, inicialmente implementada na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, deve ser expandida para outras escolas de Santa Cruz do Sul ao longo deste ano, graças a um aporte financeiro concedido pela Prefeitura.

Segundo a médica ginecologista Denise Müller, presidente da Apcolu, o projeto, em fase experimental, começou no ano passado e foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, o foco foi dialogar com pais de alunos e direção da escola a respeito da prevenção ao câncer de colo de útero, que hoje é a segunda causa de morte entre mulheres de 20 a 49 anos. A segunda etapa consistiu em levar o debate diretamente aos estudantes, a fim de informar corretamente e desmistificar a vacina que previne o HPV, uma infecção sexualmente transmissível. E, na terceira fase, a meta final foi alcançada ao firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar a vacinação dentro do ambiente escolar, facilitando o acesso aos estudantes.

“O trabalho da Associação é voltado para disseminar a informação de que existe uma vacina que previne câncer e que é fundamental receber a imunização na idade certa, a fim de aumentar os índices vacinais e contribuir para a erradicação da doença”, afirma a médica que lidera o projeto. Para a diretora da Escola Ernesto Alves, Janaína Venzon, a iniciativa teve boa aceitação pela comunidade escolar, pois introduziu no ambiente educacional uma pauta de saúde pública de grande relevância. “Isso facilita a imunização, pois ver os colegas se vacinando acaba encorajando e estimulando ainda mais os jovens”, avalia.

A vacinação foi acompanhada também pela prefeita Helena Hermany, que ficou ao lado do aluno Enzo Merten, de 9 anos, enquanto recebia a imunização em dose única. “Só uma pequena picadinha, mas de grande importância”, disse a prefeita, para tranquilizá-lo.

Para a execução do projeto, a Prefeitura disponibilizou vacinadores e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde enviou os imunizantes para serem aplicados em crianças e adolescentes da faixa etária de 9 a 14 anos. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Daniel Cruz – que é um grande incentivador da iniciativa -, para garantir a continuidade em outras escolas da cidade, o Município encaminhou à apreciação da Câmara de Vereadores um termo de colaboração que prevê a destinação de R$25 mil para cobrir despesas da Apcolu neste ano.

A proposição, solicitada pela prefeita, deverá ser votada na Casa Legislativa na segunda-feira, 8. “Com a aprovação do recurso, que ajudará a custear palestrantes, inicialmente serão atendidas todas as escolas estaduais de Santa Cruz. No próximo ano, também poderá haver extensão às escolas municipais”, explica Helena.

Alunos da rede municipal de ensino também já vêm recebendo a imunização do HPV diretamente no ambiente escolar, por uma parceria firmada entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação. São elas, as EMEFs Felipe Becker, Cardeal Leme, Dom Pedro II, Emanuel, Vidal de Negreiros, Normelio Egidio Boettcher, Guilherme Hildebrand e Guido Herberts.

Mais informações sobre a vacinação e o combate à doença podem ser conferidas na página de instagram da Associação @somos.apcolu.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Agroindústria Pedó abre as portas na produção de embutidos em Santa Cruz

É na Travessa Rabuske, no distrito de Pinheiral, de Santa Cruz do Sul, que a partir desta sexta-feira, 5, um novo e modernizado empreendimento familiar abriu as portas na produção de embutidos. Em um prédio de cerca de 110 metros quadrados, é onde passa a funcionar a Agroindústria Pedó, da família que reside na localidade. O início das atividades contou com o desenlace da fita, a visita aos cômodos do […]

today05/07/2024 66

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%