Destaques

Após mais uma vez assustar os moradores do bairro Várzea, Rio Pardinho registra baixa no volume de água

today24/05/2024 57

Fundo
share close

Orientação da Defesa Civil é para que as famílias ainda não retornem para suas casas

Após o grande volume de chuva registrado durante toda essa quinta-feira, 23, em Santa Cruz do Sul, o Rio Pardinho novamente saiu do leito, causando alagamento nos bairros Várzea e Navegantes, especialmente, na Rua Irmão Emílio. Essa é a terceira enchente nessas localidades em menos de um mês. Conforma a Defesa Civil, nesta sexta-feira, 24, o nível do rio registrou uma pequena baixa.

Ainda no final da tarde de ontem, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Defesa Civil, emitiu um comunicado para que os moradores do bairro Várzea deixassem as suas residências. O alerta também era destinado para aqueles que moram às margens do curso d’água, em Rio Pardinho, e para as pessoas que residem em áreas de encostas, como no bairro Belvedere.

Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, José Joaquim Dias Barbosa, cerca de 50 moradores foram retirados ainda na quinta-feira de suas casas. Alguns se dirigiram para o Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest, e outros para a residência de parentes.

De acordo com José Joaquim Dias Barbosa, choveu na cidade cerca de 130 milímetros, atingindo, assim, a cota de inundação do nível do Rio Pardinho, que é de 7 metros e 40 centímetros. “A orientação da Defesa Civil é para que as famílias aguardem para retornar para suas casas. Outro alerta é para que os moradores, em especial dos bairros Margarida e Belvedere, devido ao solo muito encharcado, saiam de suas casas ao perceberem alguma movimentação do solo”, aconselha.

Moradora na Rua Irmão Emílio, no bairro Várzea, há 51 anos, Maria Roseli, conversou com a reportagem da Rádio Santa Cruz nesta manhã. Ela disse que ainda estão em processo de limpeza da casa por causa da primeira enchente registrada neste ano. “A água começou a tomar a rua já na madrugada de hoje, no entanto, no Navegantes já tinha água ontem no início da noite”, relata a moradora sobre o terceiro alagamento consecutivo.

Já o morador Arlindo Lucas de Queiroz, 60 anos, conta que mora no bairro desde pequeno, e que também foi uma das pessoas que perdeu bens materiais durante a enchente. Ele estava aguardando o auxílio do caminhão do Exército para poder visitar a sua casa e ver a real situação, após a terceira cheia do Rio Pardinho. “Com a primeira enchente eu precisei ir morar com a minha filha, agora estamos ainda limpando a sujeira que água deixou”, lamenta.

De acordo com a Climatempo, a previsão segue sendo de chuva para Santa Cruz nesta sexta-feira. No entanto, o volume é menor, com cerca de 9 milímetros.

Por: Kássia Machado

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Brigada Militar alegra tarde de crianças acolhidas em Venâncio Aires

Nesta quinta-feira, 23, através de uma ação do 23º Batalhão de Polícia Militar, as instrutoras do Proerd, soldados Benvegnu e Hertz, juntamente com o mascote, leão Daren, proporcionaram um tarde animada às crianças acolhidas em abrigo de Venâncio Aires. No encontro, as policiais militares demonstraram que o Proerd é muito mais que um programa de resistência às drogras e à violência, ele é uma maneira lúdica de ensinar aos pequenos […]

today24/05/2024 11

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%