Geral

Donald Trump é considerado culpado de todas as 34 acusações em seu julgamento criminal em Nova York

today30/05/2024 30

Fundo
share close

Após seis semanas de intensos embates, o julgamento criminal de Donald Trump chegou ao fim. Nesta quinta-feira (30), o júri decidiu que o ex-presidente americano é culpado em todas as 34 acusações que pesavam contra ele por fraude contábil em julgamento criminal em Nova York. A pena será divulgada em 11 de julho, às 10h.

Com a decisão, Donald Trump se torna o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser condenado criminalmente. É quase certo que o ex-presidente recorrerá da decisão. Em caso de anulação, os promotores poderão solicitar um novo julgamento.

O júri que chegou a essa decisão foi formado por 12 membros. A identidade dos jurados, sete homens e cinco mulheres, foi mantida em sigilo para protegê-los das tensões políticas.

Em rápido pronunciamento após a divulgação da sentença, Trump criticou o juiz e os jurados e chegou a chamar de “desgraça” o seu veredito de culpado.

— Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento fraudado por um juiz em conflito que era corrupto — disse Trump logo após sair da sala de julgamento.

Ainda afirmou que “veredito real” será divulgado em 5 de novembro, em alusão ao dia das eleições presidenciais nos EUA. Segundo analistas, esse resultado será determinante para o futuro político de Trump. O republicano aspira voltar à Casa Branca. A condenação não o impede a realizar a campanha, mas pode atrapalhar.

O veredito também ocorre a poucas semanas da Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, na qual Trump receberá a indicação formal do partido para enfrentar o presidente democrata Joe Biden.

Minutos após a divulgação da decisão do júri, o presidente do EUA, Joe Biden, fez uma postagem em rede social em alusão ao antecessor. O texto diz o seguinte: “Só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas. Doe para nossa campanha hoje”.

A Casa Branca também se pronunciou.

— Respeitamos o estado de direito e não temos nenhum comentário adicional — disse Ian Sams, porta-voz da Casa Branca.

Após o veredito, a ação da Trump Media, controladora da rede social Truth Social, recuava 4,90% no after hours da bolsa de Nova York.

Acusação contra Trump

Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos (2017-2021), foi acusado de falsificar documentos contábeis de seu império Trump Organization para esconder um pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels em troca de silêncio sobre um suposto encontro sexual que tiveram em 2006.

Os promotores afirmam que a fraude tinha como objetivo evitar que os eleitores de 2016 soubessem de seu comportamento.

O republicano pode pegar até quatro anos de prisão por cada uma das 34 acusações, mas especialistas jurídicos dizem que, por não ter antecedentes criminais, é improvável que vá para a prisão.

Além do caso de Nova York, o magnata foi acusado em Washington e na Geórgia de conspiração para anular os resultados das eleições de 2020. Ele também enfrenta acusações na Flórida por ter levado enormes quantidades de documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca. No entanto, o caso de Nova York é o único que provavelmente terá conclusão antes do dia das eleições.

 

GZH

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Em Feira de Adoção, 63 animais são acolhidos por novas famílias em Santa Cruz

As boas notícias voltam a surgir. Passado o período de intempéries climáticas, quem comemorou pelo dia de sol desta quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi, foram os animais acolhidos por novas famílias, durante a Feira de Adoção de cães e gatos realizada no Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest. No total, 63 animais foram adotados, sendo 40 deles resgatados durante a enchente, e não identificados por seus tutores. "Esta […]

today30/05/2024 186

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%