Educação

Evento que marca os 30 anos de Iniciação Científica da Unisc traz relatos de experiências e perspectivas

today05/07/2024 13

Fundo
share close

No próximo dia 8 de julho é comemorado nacionalmente o Dia da Ciência e do Pesquisador. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está programando um evento, no dia 11, para a comemoração desta data e uma série de atividades alusivas a 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica e 15ª edição do Salão de Ensino e Extensão da Universidade.

O evento intitulado “30 Anos de Iniciação Científica na Unisc: Experiências e Perspectivas”, acontecerá no dia 11 de julho, às 16 horas, no anfiteatro do bloco 18. Terá a presença da egressa e ex-bolsista do Curso de Direito da Unisc, atualmente professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc, Mônia Clarissa Hennig Leal; do ex-bolsista e egresso do Curso de Engenharia Ambiental da Unisc, atualmente analista de desenvolvimento de negócios na Sustainea, Gleison de Souza Celente. Ainda, do bolsista de inovação tecnológica e acadêmico do Curso de Medicina da Unisc, Nikolas Mateus Pereira de Souza, que recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, na categoria Jovem Pesquisador em Graduação. Será um encontro de gerações com relato dessas experiências e perspectivas futuras em relação à pesquisa, com mediação do professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc, Rogério Leandro da Silveira.

Conforme o Diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc, professor Adilson Ben da Costa, a celebração dos 30 anos de Iniciação Científica da Unisc marca um momento de grande relevância para a Instituição. “A Universidade tem um compromisso com o ensino, pesquisa, extensão e inovação de qualidade, que fazem a diferença na vida da comunidade. Particularmente na Iniciação Científica, eu fui bolsista e participei do primeiro Seminário de Iniciação Científica da Unisc, algo de que tenho muito orgulho. A Iniciação Científica permite que os estudantes desenvolvam habilidades críticas, analíticas e metodológicas, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para a construção de uma sociedade mais evoluída”, diz.

Ele ainda reforça que a pesquisa realizada na Unisc tem um impacto direto na comunidade local. Os projetos de pesquisa, nos quais os estudantes são protagonistas, frequentemente abordam problemas específicos da região, oferecendo soluções que melhoram a qualidade de vida e promovem o desenvolvimento sustentável. “Celebrar 30 anos de Iniciação Científica é reconhecer o papel fundamental que a pesquisa desempenha na construção de um futuro melhor para todos”, comemora.

Já para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, como Universidade comunitária, a Unisc sempre buscou formas de converter a ciência, tecnologia e inovação em projetos e ações que trazem desenvolvimento para as regiões em que atua. “Para isso, se faz importante não apenas a pesquisa tradicional, que satisfaz nossa curiosidade e expande os horizontes do conhecimento, mas também a pesquisa voltada a desenvolver novos produtos, processos e negócios inovadores. Em um contexto em que o avanço da tecnologia é cada vez mais rápido, a atuação de pesquisadores de forma próxima ao ambiente empresarial se faz importantíssima, pois facilita o pensar de soluções inovadoras e dá maior dinamismo à economia regional”, enfatiza.

A comemoração da 30ª edição do Seminário de Iniciação Científica se estende até outubro com a V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 28 de outubro a 1º de novembro. Nos meses que seguem, a Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu planeja coletar depoimentos de bolsistas e ex-bolsistas para compor uma galeria no site institucional, como também publicar uma série de entrevistas com ex-gestores da pesquisa, extensão e ensino, para o registro de suas contribuições e fatos marcantes nessas três décadas de pesquisa na Unisc.

Interessados em enviar seu relato de experiência como bolsista e que queiram participar desta galeria de depoimentos, envie um e-mail para pesquisa@unisc.br com o seu relato.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Clima

Onda de frio vai durar semanas e terá marcas extremas no RS, aponta MetSul

A meteorologista da MetSul, Estael Sias, alerta que o período de muito frio que se instalou no Rio Grande do Sul com força no final do mês de junho e prossegue neste começo de julho tende a ser extremamente prolongado, devendo perdurar por mais duas semanas, que somarão aos últimos sete dias já marcados por muito frio. Os dias mais gelados ainda estão por vir, embora no começo deste mês […]

today05/07/2024 22

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%