Uma equipe de 27 soldados comandados pelo tenente Alessandro Gonçalves do 3º Batalhão de Engenharia do Exército, de Cachoeira do Sul, deu inicio na manhã desta quinta feira, 16, a construção de uma passarela flutuante, que ocupará 34 “barcos” que irá servir para passagem de pedestres para cruzar sobre o Rio Pardo sentido Candelária/Linha do Rio e vice-versa, dando acesso inclusive para deslocamento a Vera Cruz e Santa Cruz e demais municípios para as pessoas que necessitam acessar estas cidades da região para trabalho ou outro motivo qualquer.
O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, o Rim, o coordenador do Comitê de Enfrentamento da Crise, Flávio Karnopp, o secretário de Administração, Jorge Mallmann, e o secretário de Obras, Jairo Ratdke, acompanharam o inicio dos trabalhos dos militares, que segundo o ten. Gonçalves, deve encerrar na tarde desta quinta feira, e a partir desta sexta-feira, 17, a travessia passa a ser por esta passarela, e não mais pela “pinguela” instalada na ponte sobre o Rio Pardo na RSC-287, já que o local será palco de obras para reconstrução de um vão da ponte, algo que segundo a concessionária Rota de Santa Maria/Sacyr, vai acontecer no prazo aproximado de 3 a 4 semanas.
A nova travessia será na localidade da prainha, logo após o final do asfalto que leva ao local, na descida a direita, onde os militares e o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários, Mateus Bock, indicaram como ideal para a montagem da passarela, que tem a limitação de 60 metros, e, portanto, não poderia ser erguida ao lado a ponte da RSC 287, (como alguns sugeriram) já que ali o Rio é bem mais largo, além de apresentar perigo para os transeuntes já que as obras com maquinário pesado e caminhões estarão trabalhando.
O prefeito determinou ao coordenador da crise, Flávio Karnopp e ao secretário de Administração. Jorge Mallmann, a logística para o acesso das pessoas ao local, devendo ter ônibus partindo do coreto da praça até a passarela através de um ônibus do transporte escolar. Do outro lado do Rio, uma Kombi fará o transporte do pessoal até o trevo da Linha do Rio com a RSC-287. Os horários dos transportes coletivos serão divulgados ainda na tarde desta quinta-feira, a travessia na passarela inicia na manhã desta sexta-feira, 17.
Desde o final de abril e início de maio, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com as fortes chuvas e inundações dos rios do Estado. Em Santa Cruz do Sul, em especial, três localidades sofreram diretamente com as intempéries do tempo, sendo os bairros Várzea e Belvedere, assim como o distrito de Rio Pardinho. As famílias do bairro Várzea e de Rio Pardinho sofreram com a enchente, após chover […]
Comentários da publicação (0)