Destaques

Gabinete de Crise em Santa Cruz recebe mais de 4 mil toneladas de donativos

today17/05/2024 37

Fundo
share close

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, e um dos pontos logísticos do Gabinete de Crise em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, uma coletiva de imprensa com os integrantes da equipe que coordenam o Gabinete. Na ocasião, foram apresentados números das ações realizadas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Claiton Fernando Marmitt, na semana passada, a base recebeu uma grande quantidade de carretas vindas de diversos Estados, e até de outros países, o que causou um congestionamento de doações no centro logístico da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Dessa forma, foi necessário implementar um novo local de recebimento no município. “As doações foram chegando e superando a capacidade do ponto logístico da Unisc, onde eram montadas as cestas básicas, kits de higiene, água, etc. Assim que notamos o aumento do fluxo, nós entramos em contato com a Afubra, que prontamente nos cedeu o espaço”, detalha.

Desde quando foi instalado pelo governo do Estado, o Gabinete de Crise em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, já recebeu 145 carretas com ajuda humanitária em Santa Cruz e 36 em Lajeado, mais de 4 mil toneladas de donativos e 1.474 toneladas em doações. Mais de 70 municípios foram atendidos com alimentos, água, vestuário e colchões para as vítimas da enchente histórica no Rio Grande do Sul.

O coordenador regional da Defesa Civil reforça que toda ajuda que chega no Parque da Expoagro Afubra irá alcançar aqueles que necessitam. Ele também salienta que muitas famílias ainda vão precisar de ajuda por tempo indeterminado. “Existem locais em que as pessoas já voltaram para suas casas, porém, temos inúmeras famílias que ficarão desalojadas por muito tempo. Algumas pessoas perderam a estrutura física de suas casas e não têm para onde ir. Em alguns locais, a orientação é não construir nas localidades atingidas por conta de novos riscos”, destaca.

Rádio Santa Cruz
Foto: Entrevista coletiva com os integrantes da equipe que coordenam o Gabinete de Crise em Santa Cruz do Sul, no Parque da Expoagro Afubra, ocorreu na manhã desta sexta-feira. Crédito: Kássia Machado
Rádio Santa Cruz
Foto: Voluntários e militares trabalham na triagem de roupas no Parque da Expoagro Afubra. Crédito: Kássia Machado

Por: Kássia Machado

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Notícias

Nível do Guaíba continua em queda nesta sexta-feira em Porto Alegre

Confirmando a tendência de declínio, o nível do Guaíba continua diminuindo nesta sexta-feira,17, em Porto Alegre. Por volta das 9h30min, a altura das águas estava em 4,70 metros, 26 centímetros inferior à marca registrada 24 horas antes. Os dados são da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas e da Agência Nacional de Águas instalada no Cais Mauá, no Centro da Capital. No dia 5 deste mês, o […]

today17/05/2024 48

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%