Destaques

Governo do RS anuncia criação de secretaria específica para reconstrução do Estado

today17/05/2024 21

Fundo
share close

O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta sexta-feira (17) mais medidas para o enfrentamento aos prejuízos causados pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Entre as novidades, está a criação de uma secretaria especial que comandará os esforços de reconstrução do Estado.

— Pela experiência de gestão acumulada, entendi que nós deveríamos reconfigurar o governo, transformando a Secretaria de Parcerias e Concessões na Secretaria da Reconstrução Gaúcha, dando suporte técnico ao desenvolvimento dos projetos. Vamos dar robustez a ela para que ajude em todas as frentes, na saúde, na educação, na infraestrutura — destacou.

O novo cargo será ocupado por Pedro Capeluppi, que comandava a pasta extinta.

— O trabalho irá além do mandato. De reconstrução e de construção de uma nova realidade. Para colocar o plano em prática, vamos atuar de forma organizada e técnica. Precisamos ter efetividade e agilidade. Vamos convidar representantes da sociedade civil, movimentos sociais, para compor um conselho de ações a serem empreendidas. O Comitê Científico de Resiliência Climático terá protagonismo — destacou Eduardo Leite.

Leite voltou a citar a importância da união de esforços:

— O impacto que tivemos no RS, além da vida das pessoas e da infraestrutura, vai precisar de um plano. Estamos trabalhando no Plano Rio Grande, que é um plano de reestruturação e reconstrução. Esse plano não é do governo do Estado, é de todos nós, com engajamento da sociedade civil, das prefeituras e do governo federal. Não temos e nem podemos ter divisões. A cooperação será fundamental para que a reconstrução seja a mais rápida possível.

Criação do Funrigs
O governo do Estado enviou à Assembleia um pedido para a criação de um fundo para a obtenção de recursos.

— Enviamos ontem (quinta-feira, 16) para a Assembleia a criação do Funrigs. Ele vai receber recursos que o Estado vai aportar, além de recursos do governo federal, de emendas parlamentares. Tem muitos parlamentares de outros Estados encaminhando recursos. Isso vai permitir uma melhor gestão dos recursos. A agilidade não significa um libera geral. Cuidaremos da transparência de forma muito dedicada — destacou.

Novo centro administrativo

Com o alagamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari, os servidores estaduais passam a ocupar o Centro Administrativo de Contingência, localizado no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

— Estamos inaugurando o Centro Administrativo de Contingência. Agora estabelecemos aqui um espaço de trabalho para os nossos servidores enquanto não podemos voltar ao Centro Administrativo Fernando Ferrari. Eu despacharei daqui. O vice-governador e os secretários também — pontuou.

Auxílios econômicos

Em termos de ajuda econômica para as famílias atingidas pelas cheias, Leite anunciou duas medidas.

  • Programa Volta por Cima: encaminhamento de R$ 2.500 para cada família inscrita no Cadastro Único e atingida pela enchente. Até o momento, 7 mil famílias foram contempladas. Pagamento ainda será feito para mais 40 mil famílias até 24 de maio
  • PIX SOS Rio Grande do Sul: R$ 2 mil por família para usuários que não estão no Programa Volta por Cima. Inicialmente para 23 mil famílias com renda até três salários mínimos, com início dos pagamentos em Encantado e Arroio do Meio

Fonte: GZH

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Fiergs diz que 90% do PIB industrial do RS foi afetado por chuvas

Uma comitiva de industriais do Rio Grande do Sul entregou, nesta sexta-feira (17), ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, uma lista de pedidos ao governo federal para mitigar os danos causados pelas chuvas e cheias no Estado. Entre as principais solicitações está a concessão de crédito para as empresas afetadas e a flexibilização de regras trabalhistas, similar às medidas adotadas durante a pandemia de covid. “Temos 90% do nosso PIB […]

today17/05/2024 28

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%