O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota em que condena o bombardeio que deixou três brasileiros feridos no sul do Líbano no sábado (1º).
“O governo brasileiro manifesta sua indignação e condena o bombardeio de ontem, dia 1°, em Saddikine, no Sul do Líbano, que resultou em ferimentos em três cidadãos brasileiros”, afirma o comunicado.
A nota diz que os feridos estão sendo tratados, mas não revela o estado de saúde. As vítimas são Fátima Boustani e dois filhos menores de idade, de 12 e oito anos, feridos em casa.
“Todos estão recebendo tratamento no Hospital Libanês Italiano, em Tiro.”
O filho mais novo está em estado menos grave. O governo brasileiro tenta a transferência de mãe e filha para Beirute, mas isso depende de condições médicas das duas, e isso não deve ocorrer neste domingo.
Segundo o ministério, “o episódio ocorreu no contexto de ataques das forças armadas israelenses no Sul do Líbano e do Hezbollah no Norte de Israel.
A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e com a equipe médica e presta o apoio consular”.
A nota pede respeito aos direitos humanos. “O Brasil exorta as partes envolvidas nas hostilidades à máxima contenção, assim como ao respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário, de forma que se previna o alastramento do conflito em Gaza e se evitem novas vítimas civis inocentes.”
Diante da escalada de tensão, a Embaixada do Brasil em Beirute aconselhou os cidadãos brasileiros cuja permanência no Líbano não seja essencial a considerarem deixar o país até que a situação normalize. Além disso, enfatizou a importância de seguirem as instruções de segurança das autoridades locais, adotarem medidas de precaução adicionais e evitarem áreas como o sul do Líbano e proximidades da fronteira.
A fronteira com Israel, o sul do Líbano tem sido alvo de ataques das Forças de Defesa de Tel Aviv e do grupo terrorista Hezbollah. Em abril, o governo israelense reivindicou bombardeios na região que mataram dois comandantes do Hezbollah. Neste sábado, integrantes do grupo abateram um drone israelense em território libanês, além de terem lançado foguetes contra uma instalação militar de Israel.
Uma briga entre torcedores de Caxias e Figueirense marcou o retorno do futebol à cidade após a tragédia que afetou o Rio Grande do Sul por causa das fortes chuvas. Neste domingo, cenas tristes marcaram a partida no Estádio Olímpico de Caxias do Sul. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível notar que membros das torcidas das duas equipes derrubam uma grade que os separava e intensificam a […]
Comentários da publicação (0)