Política

Ilário Keller parabeniza 95 anos do Hospital Beneficente Monte Alverne

today09/07/2024 19

Fundo
share close

O vereador Ilário Keller (PP) teve aprovado uma moção de congratulações pela passagem dos 95 anos do Hospital Beneficente Monte Alverne. Ele salienta que a casa de saúde, que recebeu uma série de melhorias nos últimos anos, atualmente deu um grande passo na melhoria da qualidade dos atendimentos com a abertura do Plantão Noturno do SUS, desde março deste ano.

“O Hospital de Monte Alverne é uma grande referência na área de saúde do nosso município, em especial, no atendimento à população do interior”, observou. Ele citou ainda inúmeras melhorias como as referências nas áreas de otorrinolaringologia e reumatologia.

História

A origem do Hospital em Monte Alverne remonta ao ano de 1917, quando o médico suíço, Dr. Pedro Eggler, instalou uma clínica no local em um prédio de dois pisos com consultórios e quartos. A grande procura fez com que em 1929 fosse fundada a Sociedade Beneficente Rio Thal, que em 1957 deu origem ao Hospital Monte Alverne.

A partir de maio de 2016 o Hospital Beneficente Monte Alverne deixou de ser visto como um hospital de pequeno porte e entrou no cenário de saúde regional como um hospital especial de referência no tratamento de ouvido, nariz e garganta para 13 municípios do Vale do Rio Pardo e uma população de cerca de 340 mil habitantes. A implantação do atendimento regionalizado em otorrinolaringologia e otoneurologia foi anunciada em março de 2016, após aprovação em reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR).

Através do Sistema Único de Saúde (SUS) são oferecidos 45 procedimentos cirúrgicos ao mês, entre os quais estão operações para retirada de amígdalas, de adenoide, para correção de desvio de septo nasal, para redução de cornetos nasais, de sinusite, ouvidos, entre outras. Médico otorrinolaringologista, anestesista e fonoaudiólogo, além de outros especialistas, somam-se ao corpo clínico do hospital. Também são disponibilizadas cerca de 300 consultas por mês, além de exames, diagnósticos e procedimentos ambulatoriais.

Desde o final de 2015, quando Candelária teve os atendimentos na área suspensos, a população dos municípios do Vale do Rio Pardo ficou desassistida. Para preencher a lacuna, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou a realocação do recurso regional alocado em Candelária para Santa Cruz do Sul, atendendo ao projeto apresentado pelo Hospital Monte Alverne. Em 14 de abril de 2016, a Resolução nº 151 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) homologou a referência, autorizando o início dos atendimentos.

Ao longo dos anos foram realizadas diversas melhorias na estrutura física do Hospital, com aquisição de gerador de energia, reforma do bloco cirúrgico, melhorias no ambulatório, na sala de procedimentos e outras adequações, desde a cozinha até os leitos.

Por estar permanentemente em evolução, o Hospital Beneficente Monte Alverne oferece estruturas e serviços de referência à comunidade local e à população regional, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviços de excelência na área da saúde, motivo pelo qual se apresenta o presente a declaração de utilidade pública, possibilitando que possa almejar um crescimento ainda maior.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Catedral São João Batista muda o acesso principal devido às obras

Medida é tomada devido ao andamento dos trabalhos de restauro  A Catedral São João Batista informa que nos próximos dias, a porta principal estará fechada, devido ao andamento das obras de restauro, sendo necessário a desmontagem e montagem dos andaimes para a pintura interna (fase coro). O processo tem previsão de durar entre uma ou duas semanas. Neste período, as celebrações serão realizadas normalmente, e a entrada ao templo religioso […]

today09/07/2024 33

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%