Notícias

Jarbas da Rosa projeta reconstrução de Vila Mariante em novo local

today10/05/2024 63

Fundo
share close

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, enquanto lidera uma grande frente de trabalho visando o atendimento emergencial e humanitário a centenas de famílias que seguem fora de suas casas, empregos ou com os serviços básicos de água e luz interrompidos, já projeta o futuro das regiões mais atingidas pelas cheias em Venâncio Aires. No plano de reconstrução que será enviado pelo Município à Defesa Civil Nacional, os investimentos em moradias, Escolas e Posto de Saúde serão apresentados para nova área em Vila Estância Nova.

“Estamos respeitando o momento e o luto de todos nessa catástrofe, mas a decisão de não investir mais em Vila Mariante está tomada. Temos que entender que as enchentes no local estão se tornando cada vez mais recorrentes e o perigo é iminente. A comunidade onde Venâncio nasceu deverá se transformar em um local para veranistas e pequenos comércios, mas já estamos projetando a retirada das famílias que desejarem ir para zonas mais seguras de moradia”, revelou o prefeito com relação ao futuro de Vila Mariante.

Em conversa com moradores desabrigados, empresários e lideranças, o prefeito adianta que projeta um novo loteamento junto ao terreno do antigo Instituto Penal Mariante, em Vila Estância Nova. “Já solicitei a cedência jurídica pelo Estado da área que fica ao lado do novo Distrito Industrial. Lá tem Posto de Saúde, Escola Estadual, ginásio próximo e toda a infraestrutura capaz de formarmos uma nova e segura vila populacional”, ressalta.
Também a Emei Closs, localizada no bairro União, e que sofre com recorrentes enchentes, também não receberá mais investimentos no mesmo local. “Já tínhamos uma nova construção cadastrada para transferir essa escola de local e essa enchente só acelerou o processo. O poder público precisa ter responsabilidade quanto ao rumo dos investimentos”, finalizou.

Enquanto os levantamentos de desabrigados e necessidades de investimentos estão ainda em fase inicial, outra proposta que integra o Plano de Trabalho da Defesa Civil Municipal e será entregue ao Estado e ao Ministério da Integração Nacional diz respeito à alteração no traçado da ERS 130, em Vila Mariante, desviando assim o trajeto da rodovia que hoje costeia a beira do rio a cada enchente mais assoreado.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Santa Cruz do Sul

Farmácia Unisc entrega 800 kits de higiene e limpeza

A Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Farmácia Unisc, realizou a entrega de 800 kits de higiene e limpeza. As doações foram encaminhadas para Sinimbu, Vera Cruz, Rio Pardo e para Santa Cruz do Sul (Parque da Oktoberfest e Bairro Várzea). Cada kit, vendido a preço de custo, continha um creme dental, uma escova de dentes, um pacote de absorventes íntimo e  um sabonete. Os kits foram […]

today10/05/2024 38

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%