Destaques

Mais duas mortes por leptospirose são confirmadas no RS

today30/05/2024 21

Fundo
share close

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29), mais dois óbitos por leptospirose relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul. O total chega, portanto, a sete mortes pela doença. As mais recentes foram de dois homens, de 56 e 59 anos, residentes em Porto Alegre e Canoas. A primeira ocorreu no dia 23 e a segunda, no dia 21.

Os casos notificados e confirmados também aumentaram em relação ao balanço dessa terça-feira (28). O boletim mais recente reporta 2.327 suspeitas até o momento – ontem, eram 1.588. Do total, 141 foram confirmadas e 1.920 seguiam sob investigação. A Secretaria da Saúde, ainda assim, ressalva que o Laboratório Central do Estado (Lacen) enfrenta “desafios significativos na padronização das informações provenientes de múltiplas fontes de dados” sobre a doença.

As cinco mortes anteriores haviam sido registradas em Travesseiro, no Vale do Taquari; Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo; Cachoeirinha e Viamão, ambas na região Metropolitana, e em Porto Alegre.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril transmitida pelo contato com a urina de animais, principalmente roedores, infectados pela bactéria leptospira. A contaminação pode ocorrer em qualquer época do ano, mas as chances de contágio são maiores quando há inundações, enxurradas e lama. Se houver algum ferimento ou arranhão, a bactéria penetra com mais facilidade no organismo humano.

A doença se manifesta de formas variadas – de quadros assintomáticos a graves, que podem levar o paciente à morte.

O período de incubação – intervalo entre a transmissão até o início das manifestações dos sinais e sintomas – varia de um a 30 dias, mas é comum ocorrer entre sete e 14 dias após a exposição a situações de risco.

Veja os principais sintomas da fase precoce

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular, principalmente nas panturrilhas
  • Falta de apetite
  • Náuseas/vômitos

Fonte: GZH

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Assembleia Legislativa gaúcha aprova criação da Secretaria da Reconstrução

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (29), por 39 votos a 13, a criação da Secretaria da Reconstrução Gaúcha no governo de Eduardo Leite. A nova estrutura será responsável por coordenar os trabalhos de recuperação após desastres climáticos, substituindo a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) no organograma da administração estadual. As mudanças propostas transformam a Secretaria de Parcerias e Concessões em Secretaria da Reconstrução Gaúcha, com foco nas demandas […]

today30/05/2024 17

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%