Agricultura

Mapa instala gabinete itinerante em Santa Cruz

today28/05/2024 61

Fundo
share close

Na oportunidade, também foi feita a entrega de máquinas agrícolas em apoio ao agronegócio das regiões afetadas pelas enchentes

Foi instalado nesta terça-feira, 28, em Santa Cruz do Sul, o gabinete itinerante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é tratar de demandas para a reconstrução da agricultura gaúcha afetada pelas fortes chuvas e enchentes. A cerimônia foi realizada no Parque da Oktoberfest e contou com a presença do ministro da pasta Carlos Fávaro.

Durante o ato, também ocorreu a entrega de máquinas agrícolas linha amarela em apoio ao agronegócio das regiões afetadas pelas enchentes, beneficiando um total de 31 municípios. Os equipamentos, como retroescavadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas, foram adquiridos a partir de emendas da bancada federal do Estado.

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany evidenciou que o Rio Grande do Sul está vivendo a pior catástrofe do Estado, e aproveitou para pedir medidas urgentes para a construção de moradias. “Precisamos das normativas urgentes para a criação de casas provisórias para as famílias atingidas”, solicita.

Em relação ao recebimento das máquinas, a chefe do Executivo Municipal disse que o ato representa um alento para a agricultura. “Estamos recebendo não apenas equipamentos, mas ferramentas de esperança e superação. Cada máquina representa uma semente de futuro, uma nova oportunidade para o nosso povo”, salienta.

Helena também reforçou o pedido de ampliação do aeroporto de Santa Cruz do Sul. “Precisamos de um aeroporto amplificado, que possa receber aeronaves em dias chuvosos como hoje”, solicita.

Rádio Santa Cruz
Foto: Prefeita Helena Hermany. Crédito: Kássia Machado / Rádio Santa Cruz

O deputado federal e responsável pela articulação do evento, Heitor Schuch (PSB), engrandeceu a chegada das máquinas em Santa Cruz do Sul e região. “Se o agricultor não tiver condição de plantar, não teremos almoço, nem janta”. O deputado ainda deixou uma mensagem de esperança para o Estado. “Nós vamos sair dessa situação ainda mais forte do que estávamos”, completa. As máquinas agrícolas foram compradas com recursos de emendas da bancada federal gaúcha na Câmara dos Deputados. Do total de 30 patrolas e retroescavadeiras, Heitor Schuch (PSB) indicou sete, contemplando o Vale do Rio Pardo, nos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu e Barros Cassal.

Foto: Deputado federal Heitor Schuch (PSB). Crédito: Kássia Machado / Rádio Santa Cruz

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, agradeceu pela confiança de todos os presentes no evento. “Normalmente a entrega de equipamentos seria de alegria, no entanto, quis Deus, que esse ato simbolizasse a reconstrução do Rio Grande do Sul”, mencionou.

Carlos Fávaro também falou sobre a doação de dois milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango, além de ovos, para o Estado, através de representantes do setor. “Nós convidamos as empresas produtoras de proteína animal para nos auxiliar, e, em um gesto grandioso, em pouco tempo, já tínhamos uma grande quantidade de doações recebidas”, frisa. O objetivo da medida é complementar a cesta básica das famílias afetadas pelas fortes chuvas e enchentes. O anúncio foi feito na segunda-feira, 27, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e por empresários do ramo.

Foto: Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro. Crédito: Kássia Machado / Rádio Santa Cruz

Municípios contemplados:

Amaral Ferrador
Barros Cassal
Boa Vista do Cadeado
Cerro Grande do Sul
Cacequi
Capão da Canoa
Guarani das Missões
Capitão
Dois Irmãos das Missões
Floriano Peixoto
Ibirapuitã
Ipê
Mato Castelhano
Paraíso do Sul
Passo do Sobrado
Pontão
Ponte Preta
Quinze de Novembro
Redentora
Roque Gonzales
Santa Cruz do Sul
Santo Antônio da Patrulha
São Domingos do Sul
São Pedro das Missões
São Valentim
Jaboticaba
São Vicente do Sul
Sinimbu
Tupandi
Venâncio Aires
Vera Cruz

Foto: Chave simbólica da entrega de uma motoniveladora para Santa Cruz. Crédito: Kássia Machado / Rádio Santa Cruz

Por: Kássia Machado

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Dia do Desafio em Venâncio Aires unirá atividade física e ações solidárias

Nesta quarta-feira, 29, é dia de sair do comodismo e de colocar o corpo em movimento. Isso porque é o Dia do Desafio (DDD), um evento global que ocorre sempre na última quarta-feira de maio e visa motivar a prática de atividades físicas. A 29ª edição é coordenada pelo Sesc em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, e terá um enfoque especial em ações solidárias para apoiar […]

today28/05/2024 14

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%