O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa) dá a largada para um projeto voltado às trabalhadoras. O “Papo de Mulher” tem como objetivos levar informação sobre saúde, cuidados pessoais e bem-estar ao mesmo tempo em que visa incentivar o protagonismo feminino no meio Sindical. O ciclo de palestras e conversas com as trabalhadoras deve iniciar já no mês de maio, levando as profissionais das áreas da saúde e bem-estar para o ambiente das empresas.
Para o presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior, a iniciativa, que partiu da direção e colaboradoras do Sindicato – que são todas mulheres – foca em uma área considerada essencial, relacionada à saúde e ao bem-estar feminino. “Para nós, é de uma importância sagrada promover a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Quando o foco se volta para a o universo feminino, as mulheres que atuam nas indústrias, este compromisso fica ainda maior. Por isso, em parceria com a nossa equipe de colaboradoras, que é formada exclusivamente por mulheres, criamos o Papo de Mulher, para dar início a um novo ciclo virtuoso em nossa caminhada”, define.
Os eventos – reuniões e conversas entre mulheres – serão realizados junto às indústrias, para dar comodidade e conforto às trabalhadoras. “Será um bate-papo sobre saúde e cuidados organizado e comandado pelas nossas colaboradoras. A intenção é fazer com que as trabalhadoras se sintam bem acolhidas e possam participar destas rodas de conversa; trocando informações e esclarecendo dúvidas”, frisa o Presidente ao destacar que o “Papo de Mulher” foca nesta aproximação com as trabalhadoras; que além de terem a carreira profissional, dividem o tempo com os afazeres domésticos, sendo por muitas vezes as chefes de família.
A expectativa é que as rodadas de bate-papo e reuniões iniciem a partir do mês de maio, promovendo os encontros junto às empresas. “O bom relacionamento do Novo Stifa, ligado à nossa visão moderna de Sindicato garante esta parceria com as empresas, sem prejuízo algum para as mulheres. Para nós, será uma grande oportunidade de ampliar o acesso aos serviços e atendimentos promovidos pelo Sindicato junto às nossas trabalhadoras”, diz o Presidente.
Protagonismo feminino
O “Papo de Mulher” do Novo Stifa também cumpre uma necessidade que atenta para a criação de lideranças femininas nas empresas e nos ambientes Sindicais. Conforme o Presidente do Sindicato, Gualter Baptista Júnior, a presença feminina, no que se refere à representatividade e à tomada de decisões, é fundamental na sociedade contemporânea. Não apenas no que se refere às direções, mas sim, no incentivo à participação da mulher, criando seu local de fala nas entidades que representam todos os trabalhadores.
Mais do que uma aproximação das trabalhadoras, a ação tem como objetivo criar uma nova composição de representatividade. “Este movimento converge na direção para desenvolvermos novas lideranças, neste caso, femininas. As mulheres são a maioria da população, e têm sua parcela e relevância reconhecidas no mercado de trabalho, embora ainda existam muitos desafios neste campo a serem cumpridos. Sobretudo, é papel também do Novo Stifa assumir esta iniciativa de ampliar o protagonismo feminino em entidades sérias, como em nosso Sindicato”, defende.
De forma inovadora, o Novo Stifa busca, por meio do projeto “Papos de Mulher”, mapear, trazer e acolher a presença feminina para a o ambiente Sindical. “Na maioria das vezes, a visão feminina não tem possibilidade de se manifestar e o Novo Stifa, na vanguarda estratégica cria este espaço para que as mulheres sejam recebidas e sintam-se bem-vindas a fazerem parte como lideranças, como colaboradoras, como parceiras de negócio. O Novo Stifa acolhe a figura feminina com muito orgulho, carinho e expectativa”, complementa Gualter Baptista Júnior, presidente do Novo Stifa.
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h. SOS RIO GRANDE DO SUL Municípios afetados: 447 (Affected cities) Pessoas em abrigos: 80.826 (Sheltered population) Desalojados: 538.241 (Displaced population) […]
Comentários da publicação (0)