Regional

Parceria do Cisvale garante suporte psiquiátrico aos municípios atingidos pelas enchentes

today20/05/2024 14

Fundo
share close

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com médicos psiquiatras de Santa Cruz do Sul, está oferecendo à rede de atenção básica de saúde dos municípios atingidos pelas enchentes, um suporte psiquiátrico. A estratégia contará com atendimento virtual para discussão de casos, emissão de receituário especial e, em alguns casos, quando necessário, teleatendimento a pacientes. O serviço já está disponível e ocorre por meio da equipe de atenção básica no próprio município atingido.

Para a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a iniciativa de cuidar da saúde mental eleva o tom dos serviços que o consórcio, por meio de diversas parcerias, está colocando à disposição da comunidade. “É uma área na qual precisaremos cuidar muito da saúde e do bem-estar das pessoas. Muita gente perdeu tudo, perdeu entes queridos. Isso pode gerar um quadro muito grave de depressão ali na frente”, justifica.

Conforme a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, a iniciativa de oferecer o atendimento surgiu dos médicos psiquiatras de Santa Cruz do Sul, que ao perceberem a necessidade, colocaram-se à disposição do consórcio. “Em meio a toda esta tragédia estamos recebendo diversas propostas de ajuda à região e isso será fundamental, tanto para a reconstrução dos municípios, quanto para manter a saúde da população. Neste caso, falamos da saúde mental que é tão ou até mais necessária em um momento de crise humanitária que estamos vivenciando”, avalia.

O atendimento ocorrerá por meio dos profissionais da saúde dos municípios que solicitarem ao Cisvale o serviço. Por meio de teleconferência, os médicos psiquiatras darão suporte ao médico, psicólogo e serviço de enfermagem dos municípios. A ideia é compartilhar práticas de atendimento, discutir casos e indicar tratamentos. Havendo necessidade, e disponibilidade profissional, pacientes poderão ser atendidos de forma on-line, por meio da telemedicina, que se tornou comum durante a pandemia da Covid-19. Inicialmente, o serviço estará disponível por 30 dias. Havendo necessidade, esta ação poderá ser continuada.

Cuidado com o estresse pós-traumático

O psiquiatra Vinícius Alves de Moraes explica que um dos fatores muito importantes na composição da saúde mental é o cuidado com o estresse pós-traumático, causado depois de catástrofes naturais como a que o Rio Grande do Sul vem vivenciando. “Uma calamidade como esta que estamos vivendo afeta a todos de forma e em momentos diferentes. O que preocupa nós, os psiquiatras aqui de Santa Cruz do Sul é, neste momento a saúde mental da população, especialmente em uma região que é endêmica em quadros de depressão e suicídio. Agora precisamos nos preocupar com o estresse pós-traumático”, avalia.

Moraes explica que o atendimento on-line, como propõe a iniciativa, viabiliza que municípios com menor estrutura possam ter o atendimento especializado, que na avaliação dele, poderá ser até mesmo mantido no futuro.

O psiquiatra diz ainda que questões ligadas ao alcoolismo e uso de drogas ilícitas podem elevar os problemas de saúde mental na região. “Por isso é importante mapear todos os efeitos desta catástrofe para estarmos atentos ao impacto delas na saúde mental da população. O alcoolismo e uso de drogas estão relacionados aos quadros depressivos e causam problemas graves na saúde do paciente e da própria família”, revela.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Rio Grande do Sul

IBGE lança força-tarefa para auxiliar gestores gaúchos na recuperação das cidades atingidas por enchentes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira, 20, que promoverá uma força-tarefa para auxiliar gestores na recuperação das cidades atingidas pelas enchentes de maio. O órgão pretende compartilhar com os municípios dados geoestatísticos que contribuam com a reconstrução das áreas atingidas no Rio Grande do Sul. A primeira etapa da operação ensinará prefeitos e servidores a utilizarem as plataformas do IBGE, de forma que eles consigam pesquisar […]

today20/05/2024 27

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%