Notícias

Ponte da reconstrução: estrutura é reinaugurada em tempo recorde para religar o Vale do Taquari

today10/06/2024 9

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Reprodução Intagram/Prefeitura de Lajeado

A histórica Ponte de Ferro, localizada na divisa entre Lajeado e Arroio do Meio, foi reinaugurada na tarde deste domingo, em um momento marcado por grande emoção e celebração. Após pouco mais de um mês desde que foi levada pela enchente do rio Forqueta, a nova estrutura foi erguida e concluída em um tempo recorde de apenas 15 dias, graças ao empenho da iniciativa privada.

A reabertura da ponte, que é um símbolo cultural e histórico da região, chega para trazer alívio e esperança aos moradores do Vale do Taquari. Por isso, passou a ser chamada de “Ponte da Reconstrução”.

O cerimonial de reinauguração foi preparado para que uma ambulância passasse pela nova ponte como primeiro veículo, para simbolizar a retomada da conexão vital entre os municípios. Contudo, o veículo de emergência teve que ser utilizado, de fato, para buscar um morador de Arroio do Meio que recebeu alta em um hospital de Lajeado. Por conta da passagem da ambulância, que tornou-se o primeiro veículo a cruzar a nova ponte, o cerimonial precisou aguardar por alguns minutos;

Durante a celebração um misto alegria e alívio tomou conta de centenas de pessoas que prestigiaram o momento. A sirene foi ligada e acompanhada por aplausos de uma multidão emocionada. Entre os presentes, muitos não conseguiram conter as lágrimas ao testemunharem a abertura da nova ponte.

Os prefeitos Danilo Bruxel, de Arroio do Meio, e Marcelo Caumo, de Lajeado, estiveram presentes e pregaram os últimos pregos nas tábuas colocadas sobre a estrutura para a passagem dos veículos. Muitas pessoas aproveitaram a ocasião para cruzar a ponte a pé para marca o momento histórico. A celebração foi coroada, ainda, por uma queima de fogos.

A ponte original, inaugurada em julho de 1939, sempre foi um ponto turístico importante da região, situada no encontro dos rios Taquari e Forqueta. A destruição da ponte, ocorrida na manhã do dia 2 de maio devido à enchente, foi um duro golpe para a comunidade, que ficou praticamente isolada, com acesso dificultado.

A reconstrução foi realizada pela iniciativa da Lyall Construtura, que realizou e custeou a obra, para religar as cidades da parte alta do Vale do Taquari a Lajeado.

Fonte: Correio do Povo

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Clima

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

O Rio Grande do Sul terá mais cinco dias pela frente com o predomínio do tempo firme após o fim de semana marcado pelo sol e o calor. Será também o caso desta segunda-feira, 10. A massa de ar quente sobre o estado foi responsável por máximas perto dos 30ºC sábado e acima de 30ºC no domingo. As máximas neste primeiro dia da semana devem ser agradáveis. Segundo a Climatempo, […]

today10/06/2024 10

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%