Regional

Prefeitura começa operação em Rio Pardinho para desassoreamento de valas obstruídas pela enxurrada

today07/06/2024 17

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Jaime Fredrich

Equipes da Secretaria de Agricultura, com o suporte da Secretaria de Obras, deram início a uma força-tarefa no distrito de Rio Pardinho para o desassoreamento das valas comunitárias usadas para drenagem da várzea, que acabaram ficando obstruídas pela ação da enxurrada. O trabalho intensivo, com o uso de quatro escavadeiras, começou na quinta-feira, 6, e deve ser finalizado até o início de agosto, a tempo de possibilitar que os agricultores façam o preparo do solo para o plantio de tabaco, milho e outras culturas.

De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura, Décio Hochscheidt, o serviço é executado em áreas públicas e os operários são orientados a tomarem todos os cuidados necessários para não derrubar árvores e não agredir a natureza. Serão percorridos pelo menos 10 quilômetros nesta operação, contemplando locais onde residem, ao todo, aproximadamente 200 famílias. “Com as valas internas, situadas dentro das áreas particulares, que também estamos abrindo pela patrulha agrícola, falamos de 30 ou até 40 quilômetros para limpar, porque são grandes extensões de terras muito devastadas”, analisa o secretário, que atua na coordenação dos trabalhos.

Hochscheidt ainda destaca que a operação atende a uma determinação da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, após demandas encaminhadas pela comunidade. “A prefeita pediu para a Secretaria de Agricultura dar atenção especial ao distrito de Rio Pardinho, que precisa ser a prioridade de nossos esforços neste momento tão difícil. Em maio, o tempo praticamente não nos deixou trabalhar aqui, devido às chuvas incessantes, mas agora conseguimos colocar o maquinário em ação para ajudar a comunidade”, explica.

Além dessa intervenção específica em Rio Pardinho, todas as subprefeituras estão equipadas com máquinas atuando, em operação constante, na manutenção de estradas e demais serviços gerais. São caminhões, tratores e retroescavadeiras fazendo limpezas e distribuição de cascalho em diversas localidades do interior, com boa parte desses maquinários recentemente locada pela Prefeitura para reforçar a frota visando à reconstrução das regiões afetadas pelas enchentes.

Desobstrução em áreas particulares

Produtores que precisam do apoio da Prefeitura para o desassoreamento de valas internas, no território de suas propriedades, devem fazer inscrição na Secretaria da Agricultura para serem atendidos pela patrulha agrícola. É exigida uma contrapartida, bloco de produtor e contas em dia com o erário público. O atendimento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Tenente-Coronel Brito, 176, Centro. Telefone (51) 3690-4137.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Vigilância intensifica combate ao mosquito da dengue em Santa Cruz 

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do setor de Vigilância e Ações em Saúde, realiza um mutirão de visitas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue. Os agentes de endemias iniciaram as visitas nos bairros nesta semana. Os locais, conforme a coordenadora do setor, Francine Braga, foram definidos com base nos índices de proliferação do mosquito. As ações seguem o cronograma elaborado […]

today07/06/2024 14

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%