Destaques

Prefeitura lança o Programa Superação Santa Cruz

today10/05/2024 56 1 1

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Henrique Bauer/ Rádio Santa Cruz

Em solenidade realizada no final da manhã desta sexta-feira, 10, no Palacinho da Prefeitura , foi lançado o programa Superação Santa Cruz. O objetivo da iniciativa é reconstruir o município após os estragos causados pelas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Segundo a prefeita Helena Hermany, o Programa Superação está dividido em quatro eixos principais: Infraestrutura, Social, Econômico e Voluntariado. Ela disse que o programa precisa ser abraçado por todos para que seja um sucesso “É um programa extremamente complexo, mas tenho certeza que com o apoio das empresas e da comunidade iremos dar conta desse ambiente que estamos vivendo no momento”, salienta.

Após o anúncio do programa, a prefeita distribuiu camisas com o logo da iniciativa para autoridades presentes no Palacinho.

Ações a serem realizadas:

Eixo Infraestrutura: Recuperação e Prevenção

O primeiro eixo do programa visa a recuperação e modernização da infraestrutura da cidade para prevenir futuros desastres. Isso inclui a recuperação de estradas, iluminação em parceria com a RGE, abastecimento de água em colaboração com a Corsan, e a modernização de sistemas de drenagem. Além disso, estão em andamento medidas como a revitalização do Conselho da Defesa Civil e a implementação de um Fundo de Recursos Específicos para o desenvolvimento de ações. Um estudo geológico e projeto executivo de engenharia de contenção e estabilidade de solos e taludes, garantindo uma resposta ágil e eficaz diante de adversidades, estão em andamento.

Eixo Social: Assistência e Apoio

O segundo eixo concentra-se em fornecer assistência direta às pessoas afetadas pelas enchentes. Isso inclui a distribuição de kits de emergência, assistência psicossocial, apoio jurídico e burocrático, remissão do IPTU e a facilitação do acesso a recursos para reconstrução das vidas das famílias afetadas, assim como o deslocamento de todas os moradores da praia dos Folgados para áreas totalmente seguras.

Eixo Econômico: Recuperação e Estímulo

Para revitalizar a economia local, o programa oferece subsídios para empresas afetadas, incentivos fiscais, capacitação empresarial e linhas de crédito especiais para reconstrução dos negócios. Estão previstos ainda programas de capacitação e geração de emprego para reintegrar as pessoas afetadas ao mercado de trabalho.

Eixo Voluntariado: Engajamento Comunitário

Este eixo visa engajar a comunidade e as empresas na reconstrução da cidade. Isso inclui a realização de campanhas de sensibilização, eventos de mobilização comunitária, parcerias com instituições educacionais e religiosas, e reconhecimento do trabalho voluntário.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rio Grande do Sul

Sobe para 116 o número de mortes em decorrência das enchentes no RS

Em novo balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual no início da tarde desta sexta-feira, subiu para 116 o número de óbitos registrados até o momento pela entidade em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda segundo o órgão, não há óbitos em investigação no momento. Outras 143 pessoas estão desaparecidas. O relatório apontado pela Defesa Civil Estadual cita ainda que há 756 pessoas feridas. Ao todo, são 1.947.372 […]

today10/05/2024 32

Comentários da publicação (1)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%