O prazo para aquisição de sementes através do Programa Estadual Troca-Troca de Sementes foi prorrogado até 31 de maio. Desta forma, produtores rurais ganharam mais duas semanas para aderir à iniciativa.
A dilatação do prazo foi proposta pelo Feaper, fundo da Secretaria Estadual de Agricultura que mantém o programa.
O programa tem como objetivo levar ao pequeno produtor rural sementes de milho de qualidade a baixo custo. O milho é um dos pilares da subsistência na pequena propriedade rural, utilizado na alimentação humana e animal, e também uma oportunidade de renda, permitindo a venda do excedente da produção a terceiros.
Para solicitar as sementes, o agricultor deve fazer o cadastro em sua respectiva associação de produtores ou na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri – rua Tenente Coronel Brito, 176, fone: 51 37119334), das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Nesta safra, o custo para o produtor é de R$ 185,76 por saca de 20 kg ou 60.000 grãos, podendo ser solicitadas até seis sacas por CPF. O pagamento é no ano que vem, com vencimento em 30/04/25.
Os nove cultivares disponibilizados para pedido são híbridos convencionais, sem transgenia mas bastante rústicos e produtivos diante da tecnologia de produção empregada pela maioria dos beneficiários.