Destaques

Projeto Mais Saúde, Menos Fila cria mais uma oportunidade de acesso à população de Santa Cruz

today20/05/2024 64

Fundo
share close
O projeto Mais Saúde, Menos Fila, iniciativa da Administração Municipal em operação desde o final de abril, criou mais uma oportunidade de acesso aos serviços públicos de saúde para a população em Santa Cruz do Sul.
A iniciativa, que estabeleceu duas noites por mês para a realização de consultas médicas e odontológicas e exames pré-câncer, agendados previamente, em todas as unidades municipais de saúde, está tendo uma resposta bastante positiva.
A avaliação é da supervisora médica da Atenção Básica, Clauceane Venzke Zell. “As equipes aderiram bem à proposta e a comunidade também entendeu, porque assim eles conseguem acessar os serviços com mais facilidade”.
Entre os dias 2 e 15 de maio, já foram realizadas pelo projeto 176 consultas médicas, 42 consultas odontológicas e 46 coletas de pré-câncer. Antes, a Secretaria de Saúde já realizava um turno de atendimento à noite, por mês, em algumas unidades, conforme demanda. O novo modelo sistematizou a prática, ampliando a sua oferta e estendendo-a para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).
Conforme Clauceane, o programa não alterou a demanda dos postos de saúde durante o dia, porque ele é direcionado a outro perfil de pacientes. “Nos atendimentos noturnos, a gente atende trabalhadores que não podem ou não querem faltar ao trabalho durante o dia. Também há pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como idosos, que não conseguem ir sozinhos e como os filhos trabalham, só podem ir à noite.”
Já o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, destaca que o projeto busca facilitar o acesso das pessoas aos serviços de atenção básica, fazendo com que os serviços de urgência e emergência sejam usados apenas nos casos em que eles são recomendados.
Dupont destaca que a Secretaria de Saúde está focada em qualificar os serviços prestados à comunidade. “A saúde é um bem indispensável, sem ela não se estuda, não se trabalha e não se vive. Temos o compromisso de seguir aprimorando a assistência que é prestada à sociedade santa-cruzense”.
A prefeita Helena Hermany frisou que a iniciativa representa a otimização do uso dos recursos de saúde do município. “Com a estrutura humana e material de que dispomos e criatividade, estamos conseguindo ampliar as possibilidades de atendimento à nossa comunidade. Essa é uma ação de sucesso que devemos comemorar”, avaliou.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Prorrogado prazo para inscrições do Programa Agropecuário de Bovinocultura de Leite em Venâncio Aires

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires prorroga o prazo de inscrições de produtores interessados em aderir ao Programa Agropecuário de Bovinocultura de Leite no município. Produtores interessados no subsídio para compra de doses de sêmen de touros aprovados para o melhoramento genético podem se inscrever, de 21 de maio a 7 de junho, na sede da secretaria. A Prefeitura deve investir o valor de R$ 35 mil para […]

today20/05/2024 19

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%