Destaques

Região fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

today02/05/2024 21

Fundo
share close

Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) decidiu, na tarde desta quarta-feira, 1º/05, a partir de uma reunião com prefeitos, representantes da segurança pública, deputados estadual e federal da região e demais gestores, pela criação de uma pauta coletiva de ajuda ao Vale do Rio Pardo. Haverá uma mobilização para que se listem as principais necessidades, as mais imediatas, para que estas sejam encaminhadas ao vice-governador, Gabriel Souza, que irá comandar um Comitê Regional de Crise, a partir de Santa Cruz do Sul.

Conforme o assessor jurídico do Consórcio, Diogo Durigon, a intenção é reunir em um único documento todas as demandas emergenciais, que necessitam de apoio dos governos estadual e federal. “Existem situações que são comuns, em praticamente todos os municípios e a ideia neste momento é somar esforços para encaminhar estas pautas todas de maneira coletiva”, propõe. O documento será formatado e deverá ser entregue ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que deve chegar a Santa Cruz do Sul ainda na noite desta quarta-feira. Ele ficará junto ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), de onde irá coordenar as ações na região.

O comandante do CRPO, coronel Giovane Paim Moresco, que também participou da reunião virtual, destaca que uma das principais ações emergenciais que a região necessita diz respeito à logística e o acesso aos municípios mais atingidos. “Assim como outras entidades, estamos colocando todo o nosso vigor institucional à disposição dos prefeitos e demais gestores, para auxílio na segurança e cuidado das pessoas atingidas pelas enchentes. Acreditamos que a criação da construção coletiva na busca pelo auxílio.

O deputado federal Heitor Schuch destaca a vinda de uma comitiva com a presença de pelo menos três ministros do governo federal. De acordo com ele, se houver condições favoráveis no clima, os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, estão com agenda para chegar a Santa Cruz do Sul na sexta-feira. “Precisamos utilizar a experiência do Vale do Taquari, que nas enchentes do ano passado também centralizou as ações, com a criação de pautas coletivas e a unidade na formalização de pedidos”, disse.

Medidas precisam sair do papel

O prefeito de Vera Cruz Gilson Becker cobrou mais ação dos governos estadual e federal. Segundo ele, do temporal que devastou o município ainda no ano passado, a administração não conseguiu sequer uma telha para ajudar as famílias. “Estamos com uma dificuldade enorme de prestar socorro às pessoas. Sabemos que há helicópteros e aeronaves para vir, mas isso precisa ser imediato. Da mesma forma, os decretos de emergência são criados, mas o auxílio não chega às prefeituras”, critica.

Os pedidos de auxílio foram ratificados também pelo prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto e pelo deputado estadual Edivilson Brum, que acompanha a situação do município de Rio Pardo. A presidente do Cisvale, prefeita de Sinimbu, Sandra Backes não participou do encontro, pois o município é um dos mais atingidos no Vale do Rio Pardo, a representação técnica do Cisvale conduziu a reunião, por meio do assessor jurídico Diogo Durigon e da diretora executiva Léa Vargas. Igualmente, o presidente da Amvarp, Carlos Bohn, prefeito de Mato Leitão, também foi representado.

Todos os 17 municípios consorciados farão agora o levantamento das necessidades mais urgentes, para a criação do documento unificado do Vale do Rio Pardo. Após esta seleção, o documento único deverá ser entregue ao vice-governador no Comitê de Crise Regional instalado em Santa Cruz do Sul.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rio Grande do Sul

RSC-287 possui oito trechos com interdições; veja lista

???? Interdições na RSC-287: ➡️ Ponte sobre o Rio Taquari, km 55 da RSC-287 em Venâncio Aires, está bloqueada em ambos os sentidos. ➡️ entre o km 36 e km 67 (Venâncio Aires x Taquari) ➡️ entre o km 104 e km 110 (Santa Cruz do Sul x Vera Cruz) ➡️ entre o km 135 e km 138 (Candelária) ➡️ entre o km 154 e km 155 (Novo Cabrais) ➡️ […]

today02/05/2024 301

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%