Destaques

Reitores entregam ao Ministro Pimenta proposta para impedir o aumento da evasão no ensino superior

today10/06/2024 23

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Viviane Born/Comung

Reitores das universidades comunitárias se reuniram, nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre, com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para dialogar sobre os impactos e desdobramentos na educação superior gaúcha após a maior tragédia climática da história.

Na ocasião, a comitiva entregou uma proposta – o Programa de Bolsas Recupera RS – elaborada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e pela Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee).

O Programa de bolsas Recupera RS, uma proposta de caráter temporário, pretende estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho em face da projetada redução da atividade econômica e estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do Estado.

Para o presidente do Comung e Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Rafael Frederico Henn, “as universidades comunitárias estão diretamente inseridas nas comunidades e conhecem as realidades das regiões, portanto, o objetivo do programa Recupera RS, mesmo com seu caráter temporário, buscará conter o aumento da evasão de estudantes e também atuará como estratégia para garantir a retomada do crescimento do RS”, pontuou o reitor.

Já o vice-presidente do Comung e reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, acrescentou que as instituições querem participar do projeto de reconstrução do Estado e que a educação, a ciência e a tecnologia, bem como todas as ações das universidades comunitárias, são muito importantes, inclusive para a economia gaúcha. “Temos mais de 25 mil alunos impactados diretamente e muitos outros indiretamente, então é preciso pensar na possibilidade de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, porque é isso que vai garantir um Estado com qualidade, para um futuro diferenciado”, afirma. O ministro Paulo Pimenta, após a reunião, ficou incumbido de submeter a pauta para apreciação do ministro da Educação, Camilo Santana.

Participaram do encontro os reitores Rafael Frederico Henn (Unisc), presidente do Comung; Cleber Prodanov (Feevale), Pe. Sérgio Mariucci (Unisinos); Irmão Evilázio Teixeira (PUCRS); Irmão Cledes Casagrande (Unilasalle); Gelson Rech (UCS) e integrantes da equipe do Ministério Extraordinário da Reconstrução, Fernanda Costa Corezola, Amilton Figueiredo e Mirelly dos Santos.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Cobrança de pedágio é retomada em estradas estaduais administradas pela EGR

A EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) retomou, a partir da 0h desta segunda-feira (10), a cobrança de pedágio em oito praças localizadas em estradas estaduais administradas pela estatal. A cobrança ficou suspensa por mais de um mês em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “A medida solidária vigorou em todas as rodovias da estatal por 36 dias, visando apoiar a população afetada pelo impacto dos eventos […]

today10/06/2024 4

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%