Notícias

Unisc em parceria com Instituições convocam comunidade para mapear os impactos dos eventos climáticos recentes

today09/05/2024 28

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Mancha sobre a região de Lajeado, Arroio do Meio e Estrela na cheia de setembro de 2023 - Crédito - Divulgação (1)

Diversas instituições do Estado e do Brasil estão convocando a população de todas as regiões do Rio Grande do Sul para realização do mapeamento dos locais onde aconteceram deslizamentos de terra e que foram atingidos pelas cheias históricas dos diversos rios que banham o Estado. O objetivo é criar um “Mapa Cidadão” com informações prestadas pela população para que, posteriormente, esses dados sirvam para embasar estudos científicos e trabalhos técnicos.

O mapa criado será divulgado para a população. As imagens e as localizações informadas serão, também, cruzadas com dados e softwares especializados para atualização de modelagens, futuramente.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, ressalta a importância de utilizar a ciência, não só para dar o atendimento a todas as pessoas agora, quando nós estamos no pico da crise, mas também de criar modelos que possam prever o que vai ocorrer no futuro, em relação a essas catástrofes naturais. “Há tendência de que sejam cada vez mais frequentes, então, iniciativas como esta, são de extrema importância”.

Confira o passo a passo de como contribuir com o Mapa Cidadão? 

1 – Caminhe com o celular até o local onde ocorreu o deslizamento ou onde você sabe que foi o limite da inundação – Desde que seja seguro!

2 – Clique no link wa.me/555133087976 (https://bit.ly/3wp9Pkf) ou adicione o contato do Mapa Cidadão no seu Whatsapp (51 3308 7976).

3 – Na conversa, clique no ícone de clipe e escolha “Localização”, e em seguida “Localização Atual”.

4 – Compartilhe a foto do local, clicando no clipe e escolhendo a opção “Câmera”, e em seguida tirando uma foto do local atingido.

5 – Fique à vontade para mandar mais informações como data e hora da ocorrência ou qualquer outro detalhe adicional.

6 – Pronto! Você contribuiu para o Mapa Cidadão!

Participam da iniciativa 

Além da Unisc, participam da iniciativa a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade Feevale, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).

Ciência cidadã

A atividade é uma oportunidade de a população local participar do processo científico. A ciência cidadã é uma abordagem colaborativa na qual membros do público em geral, muitas vezes sem formação científica formal, participam do processo científico. Isso envolve a coleta, análise e interpretação de dados científicos, bem como a contribuição para a formulação de perguntas de pesquisa e a disseminação dos resultados.

No caso em específico, a comunidade local do Rio Grande do Sul, que foi afetada pelas cheias e pelos deslizamentos de terra, pode participar munindo os pesquisadores de dados que, sem a participação das pessoas, seriam de difícil acesso devido à amplitude do mapeamento que está sendo proposto.

Experiência exitosa

Nas cheias que atingiram o Vale do Taquari em 2023, a população foi convocada a ajudar e o esforço colaborativo rendeu um mapa atualizado da cheia que pode ser conferido aqui. 

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Prefeitura reitera riscos de desabamentos, porém moradores insistem em voltar para casa

A prefeita Helena Hermany, junto com integrantes da Defesa Civil, Guarda Municipal e técnicos da área de engenharia da prefeitura, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 9, uma comitiva de moradores do Bairro Belvedere. Eles foram ao Palacinho pedir a revogação das medidas de recomendação para que permaneçam fora de suas casas e também a liberação do tráfego na Rua João Werlang. A Defesa Civil vinha trabalhando com a expectativa […]

today09/05/2024 42

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%