Polícia

Ator e influenciadora são presos por desvio de doações ao Rio Grande do Sul

today14/06/2024 8

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Rio Grande do Sul

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, nesta quinta-feira (13), um casal que fraudou centenas de chaves Pix para desviar dinheiro que seria doado para o Estado. A dupla, um ator e uma influenciadora digital de 50 anos que não tiveram a identidade revelada, foi detida em Fortaleza (CE), onde moram.

Segundo as investigações da  Operação Dilúvio Moral/Doppelganger, os dois criaram cerca de 235 chaves Pix para fraudar diversas campanhas de arrecadação de donativos. Durante o mês de maio, o casal criou chaves novas todos os dias.

A fraude consistia na abertura de contas bancárias com o uso de documentos falsos e na criação de chaves Pix similares às utilizadas em campanhas de arrecadação de doações para as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, sempre alterando apenas um dígito das chaves verdadeiras. A sistemática tinha a finalidade de desviar os valores de contribuições, quando um doador se equivocava ao digitar algum dos números da chave Pix original.

Foram alvos, por exemplo, as campanhas de doação destinadas ao cuidado de animais resgatados das enchentes. Por se tratar de campanhas amplamente divulgadas nas redes sociais, algumas influenciadoras notaram que vários seguidores estavam reportando um destinatário diverso do anunciado na campanha. A partir de então, buscou-se a identificação e a responsabilização dos suspeitos.

O homem e a mulher responderão por estelionato, uso de documentos falsos e falsificação de documentos. A Operação da Polícia Civil tem o objetivo de combater fraudes, golpes e atentados aos serviços de utilidade pública durante o período de calamidade.

Fonte: O Sul

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Polícia

Polícia recupera jet ski de R$ 100 mil na zona Norte de Porto Alegre

A Polícia Civil prendeu o suspeito de furtar um jet ski avaliado em R$ 100 mil, na zona Norte de Porto Alegre. O preso, um homem de 24 anos, teria cometido o crime no dia 14 de maio, em meio às inundações no bairro Humaitá. A ação ocorreu na quarta-feira. O criminoso foi detido em uma residência na Vila Santo Antônio, na mesma região onde o furto ocorreu. Além da […]

today14/06/2024 11

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%