Educação

Aula inaugural do MBA em Gestão em ESG pela Unisc traz renomada especialista na área

today11/06/2024 17

Fundo
share close

Foto: Divulgação

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o MBA em Gestão em Environmental, Social e Governance (ESG). A aula inaugural ocorre no próximo dia 14, às 19 horas, no Auditório do Tecnounisc, bloco 19, aberta à comunidade e com transmissão ao vivo pelo Youtube @eaduniscplay. A convidada será Hildengard Allgaier, de Bento Gonçalves, que é mentora, estrategista e professora na área.

Hildengard trabalha com sustentabilidade há 16 anos e nos últimos 4 se dedicou para a área de educação como mentora de carreiras e gerente de inovação da escola de negócios da Said Business School, Universidade de Oxford, na Inglaterra. “Mais de 140 milhões de pessoas em apenas três regiões do mundo se tornarão migrantes do clima até 2050, projetou o Banco Mundial. O termo ESG é um termo corporativo para facilitar a compreensão da responsabilidade ambiental e social que as empresas precisam ter na geração de receita, fabricação de produtos e no cuidado com as pessoas, visto a urgência que as mudanças climáticas trazem a nós e ao planeta”, explica.

Ela acredita que o aumento de empresas que têm aderido ao ESG nos últimos anos ocorre por vários fatores como pressão da sociedade, expectativa dos investidores, regulamentação e governança, riscos e oportunidades, competitividade global, entre outros. “A crise ambiental assola a Amazônia e traz enchentes para o Sul. As pessoas estão esgotadas e querem ver a participação das marcas que compram e das empresas nesse movimento. Muitos estão perdendo a sensação de confiança no governo e essa pressão aumenta à medida em que se agravam os níveis de pobreza, desconfiança e transparência”, diz.

Segundo a especialista, com o aumento da conscientização sobre questões ambientais e sociais, a sociedade brasileira está pressionando empresas e governos a adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis, selos, certificações, impostos e taxas que barram o avanço do desmatamento e da monocultura de soja, por exemplo. “Mas ainda existe muito lobby das grandes corporações. Vejo que existe um otimismo movimentado pouco intencional das empresas. Se gasta muito em campanhas de marketing e pouco em pesquisa e desenvolvimento para testagem de materiais e embalagens, mas o Brasil está mudando isso.”

Sobre governança, Hildengard enfatiza que o governo brasileiro vem implementando regulamentações mais rigorosas relacionadas ao meio ambiente, direitos humanos e governança corporativa, o que torna esses aspectos mais importantes para as empresas. “Fico muito feliz em ver que o governo do Rio Grande do Sul, diante das enchentes recentes, liberou a autorização para a redução do fluxo financeiro necessário para o pagamento dos precatórios e autorizou as operações de crédito para investimentos, planejando a criação de um fundo, com recursos da União, para aplicação integral nas iniciativas a serem implementadas junto ao setor privado, em especial micro, pequenos e médios empreendedores.”

E em um mercado globalizado, empresas que adotam práticas ESG podem ganhar vantagem competitiva, especialmente ao acessar mercados internacionais que valorizam cada vez mais a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. “As empresas estão percebendo que abordar questões ESG não apenas reduz os riscos associados a desastres ambientais e questões trabalhistas, mas também pode criar oportunidades de inovação, eficiência operacional e reputação positiva. Iniciar não é fácil, requer maturidade, mas as empresas de capital aberto estão antenadas nessas práticas e esses aprendizados podem ajudar também os microempresários. Tem jogo de mercado e tem sustentabilidade. Prova disso são os negócios que, apesar da Covid-19, conseguiram se manter resilientes e capturar investimentos”, finaliza.

Saiba mais 

As inscrições podem ser feitas pelo site unisc.br/ead. O curso compreende 360 horas de carga horária, com aulas nas sextas-feiras. Combina aulas presenciais nos estúdios da Assessoria de Educação a Distância da Unisc com transmissão pela web e gravação para estudos posteriores; diálogos com especialistas convidados; e reflexões e atividades que exploram as complexidades da gestão em ESG.

O curso prevê ambiente virtual de aprendizagem cuidadosamente organizado para os estudos e espaço para reflexões aprofundadas entre os estudantes, acompanhados por tutores. Ao final, o aluno estará preparado para aplicar com confiança os princípios ESG em contextos reais, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Política

Câmara de Vereadores avalia projeto de isenção de IPTU e lixo para atingidos pela enchente

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Gerson Trevisan (PSDB) está convocando uma sessão extraordinária, a pedido do Executivo, para a apreciação do projeto de lei que busca isenção de IPTU e lixo para atingidos pela enchente. A sessão ocorre no Plenário Vereador Nilton Garibaldi nesta quarta-feira, às 16h30. Depois desta reunião extraordinária, a Câmara realizará uma reunião especial, com início às 18h, sobre a recorrente […]

today11/06/2024 7

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%