Destaques

Celebração de Dia das Mães leva conforto às famílias abrigadas no Parque da Oktoberfest

today12/05/2024 42

Fundo
share close

Um momento de alento e alegria em meio a um período de grandes dificuldades. Assim, pode ser definida a programação oferecida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul às famílias abrigadas no Parque da Oktoberfest, pela passagem do Dia das Mães, neste domingo (12).

A Bierhaus sediou toda a atividade. Desde o início da manhã, profissionais voluntários do ramo da estética atenderam as mulheres que estão acolhidas no Parque com serviços diversos como corte de cabelo, maquiagem e manicure, entre outros.

A prefeita Helena Hermany acompanhou o início das atividades pela manhã e conversou com voluntários e abrigados. “Sabemos que essas famílias estão atravessando um momento de muita dor. Por isso, essa atividade é muito importante, assim as pessoas podem sorrir um pouco e homenageamos as mães que estão conosco”.

Moradora de Linha Travessa recolhida ao abrigo desde o primeiro dia, Cledir Buboltz encontrou na sessão de cuidados pessoais um pouco de ânimo para prosseguir. Já tendo passado por outras enchentes na região, desta vez ela perdeu tudo: a água chegou até o telhado.

Ela deixou para trás a residência onde vivia apenas com sua cachorrinha de estimação. “Não tenho plano algum ainda. Só sei que para lá não quero e não vou voltar”. Cledir elogiou o atendimento que tem recebido no abrigo municipal e o evento que marcou a passagem do Dia das Mães. “Está muito bom. Levanta a autoestima da gente, porque ultimamente não temos muitos motivos para sorrir”.

A maquiagem de Cledir foi feita pela cabeleireira Ana Leonilza da Silva. Conhecida como Anybel, ela se apresentou para ajudar nos abrigos do Parque da Oktoberfest logo que tomou conhecimento do chamado por voluntários. Uma das principais motivações de Anybel foi a enchente da qual foi vítima, aos 2 anos, em Porto Alegre, ao lado dos pais.

No tempo livre, ela também tem ajudado na coleta de donativos e também na mobilização de outros voluntários. “Me achei no direito de ser voluntária, trazer uma palavra de conforto a essas pessoas sofridas”.

Antes de ser servido o almoço, um churrasco, às famílias alojadas – cerca de 160 pessoas, houve um momento de homenagem às mães que prestigiaram a programação. Através da campanha Adote uma mãe, elas escreveram cartas ondem diziam o que gostariam de ganhar e foram apadrinhadas por pessoas e instituições.

Uma das agraciadas foi Marinês Adriana dos Santos, 27 anos. Colhida pela enchente no bairro Várzea cerca de três semanas após se mudar para a vizinhança, a estudante de Pedagogia perdeu todos os móveis com a inundação e ainda não conseguiu retornar para casa.

Em sua carta, Marinês diferenciou-se por não pedir utensílios domésticos ou móveis, mas um curso profissionalizante de cabeleireiro. O desejo foi atendido pelo Instituto Mix e, com a ajuda de um outro doador, ela também recebeu todos os equipamentos para montar o próprio salão. “Sempre foi um sonho, desde criança”, revela.

Ela revela que inicialmente, não pensava que sua carta seria atendida. “Mas, depois, meu sentimento me disse que alguém iria adotar a minha carta”. Conforme Marinês, que está no abrigo municipal ao lado do companheiro Marcelo, 44, da mãe Berenice, e dos filhos João, 12, e Arthur, 7, a ideia é poder, no futuro, criar um espaço na própria residência para poder atuar.

De acordo com a coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Adriele Vargas, que organizou a iniciativa, cerca de 38 mães redigiram cartas para a ação. Destas, ao menos 11 foram adotadas integralmente e outras 10 parcialmente. A iniciativa encontrou apoiadores em Santa Catarina, no interior de São Paulo e até mesmo na Alemanha.

Adriele segue na busca de colaboradores que possam apadrinhar as cartas restantes. “Esperamos poder atender da forma mais rápida possível esses pedidos”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destaca que o objetivo da atividade foi criar um momento especial para as famílias e homenagear as mães. “Quisemos propor um dia alegre, destacando o bem mais valioso nesta data, que é as famílias estarem bem, sentadas à mesa, e unidas”.

Fotos: Daniel Silveira

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

Defesa Civil de Santa Cruz reitera pedido para que moradores de áreas de risco deixem suas residências

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul reitera a recomendação para que pessoas residentes em áreas de risco deixem suas casas imediatamente. O pedido é dirigido aos moradores de zonas sujeitas a alagamentos, como no bairro Várzea e em Rio Pardinho, e também às pessoas com moradia em áreas de encosta como nos bairros Belvedere, Faxinal, Bonfim, entre outros, devido ao risco de deslizamentos. Aqueles que necessitarem de auxílio […]

today12/05/2024 286

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%