Clima

Confira a previsão do tempo para este domingo

today12/05/2024 104

Fundo
share close

Uma frente semi-estacionária e centro de baixa pressão trazem um domingo com chuva no Rio Grande do Sul. Chove na Metade Sul no decorrer do dia, mas a instabilidade mais forte vai ocorrer na Metade Norte, onde em muitas cidades as precipitações por vezes serão intensas com trovoadas alagamentos.

Porto Alegre e Região Metropolitana estão na área de risco. Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura pouco vai variar com pequena diferença entre as mínimas e máximas do dia.

Rios voltam a subir

Com o que já choveu e ainda se espera de chuva neste domingo, que terá volumes altos a muito altos em diversas localidades, o cenário pode ser descrito como preocupante.

Os altos acumulados de precipitação estão ocorrendo na pior região possível diante do cenário atual de enchentes, ao longo da bacias e nas nascentes dos principais rios que ainda estão sob cheia ou enfrentaram enchentes históricas nos últimos dias.

A Serra e os Aparados da Serra são os locais de nascente dos rios Taquari e Caí. Com acumulados até agora de 100 mm a 150 mm, e que devem subir ainda mais com a chuvarada deste domingo, haverá novas enchentes no Vale do Taquari e do Caí.

O Rio Taquari, aliás, voltou a subir a cota de inundação no vale e se aproximava de 20 metros no fim da tarde. O cenário é ruim também para a bacia do Sinos, que ainda baixa.

A chuva forte que cai nas nascentes do Litoral e os grandes volumes de chuva na Serra que alimentam o Paranhana, que desemboca no Sinos, tornam um repique de cheia do Rio dos Sinos inevitável nos próximos dias. A chuva do litoral ainda trará repique de enchente para o Gravataí.

Chove com volumes médios a altos, de 50 mm a 100 mm, em quase toda a extensão do Jacuí, da região de Soledade até o Centro do estado e Porto Alegre. Com isso, o Jacuí, que ainda está muito alto, receberá mais água e seguirá elevado com risco de aumento dos níveis e repique de cheias.

Todos estes rios desembocam no Guaíba, que por ora ainda baixa em Porto Alegre, mas deverá voltar a subir nos próximos dias com vento Sul e a chegada de vazão maior dos vários rios com repiques de cheias. Isso prolongará a enchente em Porto Alegre com alto risco de nova piora. E, mais tarde, alongará a crise das enchentes na Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho.

Segundo a Climatempo, em Santa Cruz do Sul, o dia será chuvoso. A temperatura mínima foi de 16ºC e a máxima chega aos 19°C. Já a umidade relativa do ar varia entre 93% e 98%.
Foto: Thiago Fernandes / Rádio Santa Cruz

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

Defesa Civil alerta moradores de áreas próximas ao Rio Pardinho e encostas em função da chuva

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul emitiu, na noite deste sábado (11), novo alerta em virtude das fortes chuvas que voltaram a ser registradas. O nível do Rio Pardinho está subindo novamente com velocidade considerável. Por isso, moradores de áreas próximas ao curso d’água, como o bairro Várzea e na localidade do Rio Pardinho, devem permanecer atentos à possibilidade de uma nova inundação. A advertência também é dirigida […]

today11/05/2024 110

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%