Agricultura

Conselho de Desenvolvimento Agropecuário avalia perdas com chuva e enchente e projeta ações

today08/05/2024 30

Fundo
share close

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Cruz do Sul (Comdap) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Secretaria de Agricultura. O encontro avaliou as perdas causadas pela enchente que atingiu a cidade e medidas para recuperação do setor.

O relato das entidades participantes do conselho destacou a ocorrência de prejuízo em todo o município, com maior concentração nas regiões de Rio Pardinho e Monte Alverne. Danos às plantações, construções e ao solo, além da morte de animais, estão sendo contabilizados para serem informados à Defesa Civil.

Como prioridade inicial, o conselho definiu pela realização de ações para resolver problemas de infraestrutura nas propriedades rurais. As secretarias de Agricultura (Seagri) e de Obras e Infraestrutura (Seoi) ainda trabalham para restabelecer o acesso a comunidades que se encontram isoladas pelo bloqueio de estradas. Outra preocupação bastante presente durante as discussões é o fornecimento de energia elétrica e água para as regiões atingidas.

Após esta etapa, terá início o trabalho nas pequenas propriedades, com ênfase nas construções, acesso às lavouras e preparo do solo. A Seagri está analisando como antecipar aos agricultores a oferta de programas de benefícios já existentes. Além disso, O Comdap organizou um canal para a arrecadação de doações aos pequenos produtores rurais através do Banco Sicredi (nº 748), agência 0156, conta corrente 03456-5 e também da chave Pix soscomdapscs@hotmail.com. Caberá ao conselho a gestão e o repasse dos recursos aos agricultores.

Além disso, o conselho manifestou preocupação com fornecimento de alimentos para as feiras rurais, a merenda escolar e programas institucionais. O titular da Seagri, secretário Décio Hochscheidt, considerou a reunião de extrema importância. “As entidades trouxeram seus relatos e preocupações sobre os dois desastres climatológicos que aconteceram. A tempestade e chuva de granizo causaram grande destruição na região, atingindo seriamente a produção de hortifrutigranjeiros”, avaliou.

Marcaram presença no encontro representantes da Afubra, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Emater, associações de produtores, Coopersanta e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Santa Cruz do Sul

Diocese de Diamantino envia 14 toneladas de donativos para Santa Cruz

Uma campanha promovida pela Diocese de Diamantino, do Mato Grosso, arrecadou 14 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A carga com donativos que saiu na tarde da última terça-feira, 07, com destino à Diocese de Santa Cruz do Sul, tem previsão de chegar no próximo sábado, 11. A campanha é uma iniciativa da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, de Tapurah. Segundo o padre […]

today08/05/2024 31

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%