Destaques

Danos provocados pela enchente mantém Lago Dourado fechado à população

today08/06/2024 34

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação

Ponto de encontro e prática de atividades físicas com lugar cativo no coração dos santa-cruzenses, o Lago Prefeito Telmo Kirst encontra-se fechado ao público desde a enchente que atingiu o município em maio.
O excesso de água provocou avarias no espaço que podem oferecer risco aos frequentadores e, por esta razão, o acesso ao local segue vetado. Conforme a engenheira civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi), Roseli M. Brochier Kist, o fluxo de água gerado pelo volume elevado de chuvas causou erosão em partes da barragem, interna e externamente.
Além disso, em uma das pistas de caminhada e ciclismo do Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher, cerca de 50 metros de pavimento asfáltico foram arrancados pela enxurrada. O desnível no trajeto provocado pelo estrago torna a utilização da estrutura desaconselhável no momento.
Conforme Roseli, a solução para os pontos erodidos é fazer o preenchimento das falhas com material apropriado, através da técnica de enrocamento.
O asfalto da pista será refeito por equipes da própria Seoi. Como a enchente causou diversos estragos na cidade e no interior, a secretaria tem priorizado os reparos das estradas da zona rural e das vias urbanas, além das reformas e reconstrução de bueiros e pontes. “Temos dado prioridade a estas situações, a fim de restabelecer o tráfego nos locais afetados”, comenta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, reforçou o compromisso em recuperar a estrutura. “Envidaremos todos os esforços para devolver o uso do Lago Prefeito Telmo Kirst o mais rápido possível aos frequentadores deste privilegiado espaço”, afirmou.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Destaques

Programa Superação: Um mês de mobilização do Poder Público e da comunidade

Os dias de junho, que iniciaram com a alternância natural de sol e lua, de dias e noites sem chuvas em abundância, trazem consigo alívio e esperança aos que foram afetados pelas cheias. Consolida-se então como o mês do recomeço. Mas para chegar até aqui muitas mãos se uniram para que cada tijolo social (leia-se solidariedade) fosse protagonista da reconstrução. Um dos exemplos de sensibilização, e que tem mobilizado o […]

today08/06/2024 16

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%