Rio Grande do Sul

Defesa Civil de Canoas alerta para a possibilidade de agravamento das inundações no município

today12/05/2024 14

Fundo
share close
Rádio Santa Cruz

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, alertou neste domingo (12) para a possibilidade de novas cheias dos rios inseridos no mapa geográfico da cidade ou que desembocam próximo a áreas ribeirinhas, como a Praia do Paquetá.

Conforme o Eclima (Escritório de Resiliência Climática), o predomínio da instabilidade poderá resultar no fenômeno descrito pelos meteorologistas como “repique da enchente”, quando os níveis das águas voltam a subir após leve queda em dias anteriores, prolongando as inundações. As projeções são de volumes de chuva entre 85 e 173 milímetros entre este fim de semana e esta segunda-feira (13).

“É importante ressaltar que o repique da cheia deverá ocorrer sob cenário de alta vulnerabilidade no município. A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem áreas alagadas e que as famílias não retornem para as suas casas nos próximos dias”, afirmou o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati.

Os níveis do Guaíba e dos rios do Sinos e Gravataí  encontram-se bem acima das cotas de inundação.

Todo o lado Oeste de Canoas foi atingido pelas inundações. Cerca de 98 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município. Foram registrados pelo menos 12 mortes em decorrências das chuvas que castigam a cidade.

Fonte: O Sul | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Esportes

Clubes gaúchos aguardam resposta da CBF nesta segunda-feira sobre paralisação do Brasileirão

Os clubes gaúchos esperam uma resposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (13) sobre a paralisação ou não do Campeonato Brasileiro em virtude da enchente que atinge o Rio Grande do Sul. Grêmio, Inter e Juventude, os representantes do Estado na Primeira Divisão do futebol nacional, enviaram um ofício à CBF na sexta-feira (10) pedindo o adiamento de três rodadas da competição de pontos corridos para todas as […]

today12/05/2024 20

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

0%